VASSARELY (1906-1997)

OP ART

Victor Vassarely nasceu em 09 de abril de 1906, na Hungria. Dos 21 aos 23 anos, estudou em Budapeste. Trabalhou como artista gráfico para várias agências de publicidade em Paris até abrir seu próprio estúdio e começar a desenvolver a chamada arte abstrata geométrica.

Em 1955, declarou que, naquele momento, o artista cinético buscava outros interesses. Agora dispunha da ciência para aprimorar suas pesquisas. Em sua fase Preto e Branco, serviu-se extensamente do jogo de figura e fundo. Com o objetivo de explorar efeitos visuais, analisou alguns princípios da psicologia da Gestalt, ciência que orientou seu trabalho. Em muitos de seus trabalhos, o espectador é guiado ao longo de um trajeto preciso pelo qual experimenta fortes sensações de movimento.

Embora nos pareça claro que Vassarely tende a direcionar sua pesquisa para o “cinetismo”, resta sempre uma ambigüidade entre o resultado final de sua obra e as questões que ele coloca em suas teorias. O artista propõe 2 tipos de trabalho, nos quais o elemento “movimento” tem importância. No primeiro, estão aqueles que utilizam gráficos e elementos cromáticos em duas dimensões. No segundo, está a pesquisa na qual Vassarely descobre o novo significado do elemento “movimento”.

Insatisfeito com suas experiências tridimensionais de 1954 e 1955, reverteu sua pesquisa para a superfície plana com os fotogramas e as sobreposições dos celofanes e perpex, criando efeitos que considerava mais ricos e duráveis que o espetáculo causado pelos trabalhos feitos sobre o “movimento real”.

Morreu em Paris, aos 91 anos, em 1997.