PRÉ-HISTÓRIA

A arte Rupestre engloba os desenhos feitos em rochas e grutas. Só no Brasil, foram encontrados mais de 780 sítios arqueológicos onde estão estes desenhos, que são o rastro dos primeiros “pintores” brasileiros.

Para poder fazer os desenhos, que geralmente retratavam cenas de caça e formas geométricas, esses “artistas” raspavam as pedras para arrancar delas os pigmentos coloridos: o vermelho e o amarelo vinham do minério de ferro, enquanto o preto, do manganês. Misturado com cera de abelha ou resina de árvores, este pigmento virava tinta.

Um dos locais mais importantes é o Vale do Peruaçu, no Estado de Minas Gerais. Lá, os desenhos estão a cerca de 10 metros do chão, em grandes paredões. Essas pinturas são de vários estilos, e os pesquisadores calculam que tenham entre 2.000 e 10.000 anos.

Principais locais com pinturas rupestres brasileiras:

Pedra Pintada / Pará: em 1996, a arqueóloga americana Anna Rosevelt encontrou pinturas com cerca de 11.000 anos;

Lagoa Santa / Minas Gerais: as pinturas de animais neste local, conhecidas desde 1834, têm entre 2.000 e 10.000 anos de idade;

São Raimundo Nonato / Piauí: segundo a pesquisadora Niède Guindon, da Universidade Estadual de Campinas, este local possui vestígios humanos de 40.000 anos e pinturas de 15.000 anos.