ABSTRACIONISMO

A Arte Abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, entre as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito.

Quando à significação de um quadro, depende essencialmente da cor e da forma; quando o pintor rompe os últimos laços que ligam a sua obra à realidade visível, ela passa a ser abstrata. O Abstracionismo apresentou várias fases:

Abstracionismo Informal ou Sensível

Surgiu na Alemanha com o movimento denominado “Der Blaue Reiter” (O Cavaleiro Azul). Nele predominam os sentimentos e emoções. Trata-se de uma arte abstrata que coloca na cor e na forma a sua expressividade maior. O artista se aprofunda em pesquisas cromáticas, conseguindo variações espaciais e formais na pintura, por meio de tonalidades e matizes.

Com a forma, a cor e a linha, o artista é livre para expressar seus sentimentos interiores, sem relacioná-los à lembrança do mundo exterior. No entanto os elementos da composição devem ter unidade e harmonia, tal qual uma obra musical.

PRINCIPAIS ARTISTAS:

• Wassily Kandinsky
• Paul Klee

Suprematismo

Baseado nas formas geométricas planas, o Suprematismo não se preocupa com qualquer tipo de representação. Seus principais elementos são: o retângulo, o círculo, o triângulo e a cruz.

O manifesto do Suprematismo foi assinado por Malevitch, um dos principais integrantes do movimento futurista em seu país e defensor da supremacia da sensibilidade sobre o próprio objeto.

O Suprematismo reduz as formas à pureza geométrica do quadrado. Suas características são rígidas e se baseiam nas relações formais e perceptivas entre forma e cor. Explora os efeitos perceptivos do quadrado negro sobre o campo branco, nas variações ambíguas de fundo e forma.

Construtivismo ou Abstracionismo Geométrico

Nesta arte, as cores e as formas são organizadas de modo que a composição resulte apenas na expressão de uma concepção geométrica.