PINTURAS RUPESTRES

As pinturas rupestres foram feitas em rochedos e paredes de cavernas durante a pré-história, período que antecedeu a escrita. Nesta época, o homem era nômade e alimentava-se de frutos, peixes e pequenos animais. Por causa da falta de documentos históricos, a pré-história é muito estudada por arqueólogos, antropólogos e historiadores.

Essas pinturas podem ser divididas em três grupos: zoomórfico (representação de animais), o antropomórfico (figuras humanas e suas diversas formas) e os símbolos (constituído por desenhos sem sentido).

Mesmo há 7 mil anos, as cores já eram utilizadas nesses desenhos. O homem raspava alguns minérios para obter o pó colorido e misturar com cera de abelha ou resina de árvore. Além disso, as análises de pigmentos mostraram a utilização de carvão (restos das fogueiras) com saliva, óleos vegetais e até mesmo sangue.

Segundo historiadores, a maioria dessas pinturas era feita por caçadores, que reproduziam a natureza, as mulheres e determinados animais que gostariam de caçar. Eles também acreditavam que poderiam matar um animal que fosse desenhado ferido mortalmente em uma caverna.