CONSTRUTIVISMO

Movimento que surgiu na Rússia entre os anos de 1913 e 1920. Apesar da rejeição às pinturas convencionais de cavalete e à idéia de arte pela arte a favor de desenhos utilitários destinados à produção em massa, a abstração construtivista encontrou suas raízes na arte não utilitária de Kazimir Malevich e Pablo Picasso.

Trata-se de um abstrato geométrico que busca movimento perspectivo vibratório através das cores e linhas. É a síntese das teorias abstratas e científicas da arte moderna, ou seja, uma pintura em duas dimensões. O Construtivismo dá muito mais ênfase ao espaço do que à matéria.

Os artistas construíam em assemblages – contra-relevos abstratos de metal industrializado, arame, madeira, plástico e vidro. Para alguns deles, essas obras ficavam numa zona intermediária entre a pintura e a escultura pois fugiam da estabilidade dos pedestais ou das paredes, ficando muitas vezes suspensos por arames estendidos de diversas maneiras no encontro de duas paredes.

O Construtivismo marcou o fim de uma era brilhante. Em 1925, o Comitê Central do Partido Comunista manifestou-se contra a abstração; em 1932, todos os grupos culturais foram dispersos e, em 1934, um novo estilo de propaganda do realismo social se tornou a única abordagem artística oficial da União Soviética.