NEOCLÁSSICO

O Neoclassicismo foi uma reação ao Barroco e ao Rococó que reviveu os princípios estéticos da Antigüidade Clássica a partir do final do século XVIII. Foi um movimento artístico que, apoiado nos novos ideais burgueses, refletiu as mudanças relacionadas ao Racionalismo de origem Iluminista e à formação de uma cultura cosmopolita e profana.

A pintura neoclássica, de uma forma geral, caracterizou-se pela exaltação de elementos mitológicos e pela celebração de Napoleão. As figuras, rígidas e sem vida, pareciam fazer parte de uma encenação teatral e eram desenhadas numa posição fixa, como que interrompidas no meio de uma solene representação. Os contornos eram claros e bem delineados, as cores, puras e realistas, e a iluminação, límpida.

Pouco depois, surgiria o Romantismo, carregado de paixão e liberdade que já faziam parte da temática de alguns artistas neoclássicos. Em certos momentos, esses artistas compartilhavam o gosto pelos temas exóticos e patrióticos e só se diferenciavam pelas linhas limpas do neoclássico contra o traço carregado de tensão do Romantismo.