BARROCO NO BRASIL

O Barroco brasileiro teve início nos séculos XVII e XVIII, a partir do ciclo do ouro. Envolveu todas as atividades culturais e foi a primeira escola artística que conseguiu formular expressões tipicamente brasileiras, símbolos do nascente sentimento nacionalista.

Este estilo no Brasil está muito associado à religião católica e apresenta duas linhas diferentes: nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, estão igrejas com trabalhos em relevos feitos em madeira – as talhas – recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas e portas decoradas com detalhados trabalhos de escultura; já nas regiões onde não havia a cultura do açúcar e nem a extração de ouro, as construções apresentam talhas mais modestas. Além disso, os trabalhos foram realizados por artistas menos experientes e famosos do que os que viviam nas regiões mais ricas.

O ponto culminante da integração entre arquitetura, escultura, talha e pintura aparece em Minas Gerais nos trabalhos de Antônio Francisco Lisboa, o mestre Aleijadinho. O projeto e a construção da igreja de São Francisco, em Ouro Preto, expressam uma obra de arte plena e perfeita. Desde a portada, com um belíssimo trabalho de medalhões, anjos e fitas esculpidos em pedra-sabão, o visitante já tem certeza de que está diante de um artista completo. Além de extraordinário arquiteto e decorador de igrejas, Aleijadinho foi também incomparável escultor.

Outro artista de destaque no estilo barroco brasileiro é Manuel da Costa Athaíde, com suas pinturas nos tetos das igrejas que se aliavam perfeitamente às esculturas e a arquitetura de Aleijadinho. Sua principal obra é a pintura do teto da Igreja de São Francisco de Assis.