RENASCIMENTO

A Arte Renascentista corresponde ao período de renascimento das letras e das artes, iniciado na Itália e posteriormente em toda a Europa no século XIV, tendo seu auge no século XVI. Esta arte resgata a cultura da antigüidade clássica, ou seja, foi influenciada por características antigas adaptadas à nova realidade. Os arquitetos perceberam que as construções clássicas usavam o quadrado como base aplicando-se a perspectiva para obter uma construção harmônica. A arte renascentista continuou cristã, porém as novas igrejas adotaram um estilo caracterizado pela funcionalidade e, portanto, pela racionalidade.

A escultura utilizou a perspectiva e a proporção geométrica destacando as figuras humanas, que até então ficavam em segundo plano. Nesta fase, a escultura ganha independência: a obra é colocada acima de uma base e pode ser apreciada de todos os ângulos. São duas as características renascentistas principais: a expressão corporal, que revela a figura humana de músculos levemente torneados e de proporções perfeitas, e as expressões, que refletem seus sentimentos.

Na pintura renascentista, algumas novidades: perspectiva (os artistas passam a reproduzir noções de profundidade), volume com jogo de cores (destacando os elementos mais importantes e obscurecendo os secundários), variação de cores frias e quentes e manejo da luz (distâncias e volumes) e utilização da tinta à óleo (dando maior qualidade e ênfase à realidade além de durabilidade às obras).