REMBRANDT HARMENSZ VAN RIJN (1606 – 1669)

Barroco

Rembrandt Harmensz van Rijn nasceu em 15 de julho de 1606 na cidade holandesa de Leyden, e é uma das mais eminentes figuras na história da arte européia; muitos até o classificariam como o maior de todos os pintores. Trabalhou dentro de uma tradição limitada da arte protestante holandesa sem nunca deixar sua terra natal. Ainda assim, foi não só um pintor tecnicamente brilhante como também mostrou um novo tipo de percepção, pois ninguém antes dele fez as coisas comuns da humanidade parecerem tão sérias, interessantes e profundas. Em seus quadros sobre episódios históricos e bíblicos, assim como seus retratos de contemporâneos ricos e pobres, Rembrandt parece ir direto ao coração. Sua capacidade de percepção pode ter sido baseada no autoconhecimento, já que pintou sua própria imagem várias vezes, fazendo um registro único da peregrinação da juventude e de sucesso rumo à velhice e ao sofrimento. Em 1634, Rembrandt casou-se com a sobrinha de seu sócio, Saskia van Uylenburgh.

Três de seus filhos morreram na infância e, embora um dos filhos, Tito, nascido em 1641, tenha sobrevivido, sua esposa viria a morrer no ano seguinte. Foi neste ano que o artista pintou seu quadro mais celebrado, A Ronda Noturna, e alcançou o ápice de seu sucesso.

No início da década de 1650, Rembrandt pintava uma obra-prima após outra. Já não era mais o sucesso da moda, mas nunca lhe faltaram clientes ricos, e foi provavelmente a má administração que o levou à falência em 1656.