MAX ERNST (1891-1976)

Surrealismo / Dadaismo

Pintor franco-alemão nascido em 1891 na cidade de Bruhl, Alemanha. Dedicou-se aos estudos de filosofia, negligenciando-os pela pintura. Em 1919, trabalhando com o nome de Dadamax, ligou-se ao movimento surrealista em formação. Juntamente com Joan Miró, participou da decoração da peça Romeu e Julieta executada pela companhia de balé Diaghilev em Paris, em 1926.

Ativista no campo das artes, fez-se líder do grupo Dada de Colônia e, posteriormente, foi membro-fundador do Surrealismo, onde introduziu as técnicas de collage e fotomontagem e, mais tarde, criou a Frottage. O trabalho de Ernst foi sempre imaginativo e experimental. No auge de sua carreira, produziu pinturas que estavam entre as mais importantes dos trabalhos surrealistas.

Associou-se, no final da década de 20, com Alberto Giacometti, Buñuel, Salvador Dalí e Paul Eluard. Com a eclosão da II Guerra Mundial, Ernst refugiou-se nos EUA e chegou em Nova Iorque em 1941, onde colaborou com Breton e Duchamp no periódico “VVV”. Decidiu voltar à Europa em 1958, período em que rompe definitivamente com o movimento surrealista. Faleceu em Paris, em abril de 1976.