MATISSE (1869-1954)

Fauvismo

Nascido em 1869 em Le Cateau-Cambrésis, no nordeste da França, numa família de classe média provinciana, Henri Matisse sabia ao certo que seu destino seria dirigir o negócio paterno. A vocação artística veio despertar apenas em 1890, quando sua mãe o presenteou com uma caixa de tintas.

Em 1895, entra na Escola de Belas-Artes pela mão de Gustave Moreau. Sua formação foi presidida por três influências fundamentais: a de Cézanne, a de Gauguin e a de Van Gogh. Com a erupção do fauvismo em 1905, Matisse se interessa pelas possibilidades que se abriram de elaboração do quadro mediante a intervenção de planos sobrepostos de cor.

Em 1906, Matisse viajou para a Argélia onde se interessou pela linguagem plana nos patterns decorativos: panos estampados, alcatifas, bordados, tapeçarias, etc. Em 1912, visitou o Marrocos, lugar que serviu de inspiração para as pinturas de 1912-1913.

Antes de morrer, em 1954, Matisse executa um programa decorativo integral na Capela do Rosário, em Vence, no qual estão presentes os elementos cor, luz, desenho e representação. Mesmo com a velhice e a doença, os últimos trabalhos foram realizados com a mesma intensidade que os da juventude, que já tinham as características do que viria a ser uma das trajetórias artísticas mais homogêneas e coerentes do século.