KAZIMIR MALEVITCH (1878-1935)

Abstracionismo suprematismo

Pintor e desenhista russo, Kasimir Malevitch foi, junto com Mondrian, o mais importante pioneiro da arte geométrica abstrata.

Nasceu em Kiev em 1878 e cursou a escola de arte de Kiev e a Academia de Moscou de Artes Finas. Dedicou-se a uma pintura de caráter impressionista.

O começo dos seus trabalhos foi marcado por um período cubo-futurista, sob a influência das obras de Picasso, Cézanne e Léger.

Em 1913, começou a trabalhar com geometria abstrata num estilo que ele chamava de suprematismo. No mesmo ano, pintou um dos mais radicais quadros da história: o Quadrado Negro Sobre Fundo Branco. Dizia: “Tentando desesperadamente libertar a arte do lastro do mundo representacional, busquei refúgio na forma do quadrado”.

Treze anos depois publicou o livro The no objective world. No livro, ele dizia “Entendo por Suprematismo a supremacia do sentimento puro na arte plástica”.

Os suprematistas entendem que os fenômenos visuais do mundo objetivo não têm, em si, qualquer significado. A crítica, e com ela toda a sociedade, assim se lamentou: “Tudo o que amávamos desapareceu. Estamos em um deserto… Temos diante de nós um quadrado preto sobre um fundo branco!”.

Malevitch foi o fundador desse movimento e também o mais polêmico de seus mentores. Escreveu inúmeros livros expondo suas investigações analíticas para a pesquisa artística aplicada que denominou “Ciência da Arte”.

Obrigado pelo regime stalinista a retroceder à figuração, Malevitch persistiu assinando quadros com sabor quase acadêmico usando um pequeno quadrado preto sobre fundo branco acima de seu nome. Morreu em 1935 na pobreza e no esquecimento.