HEITOR DOS PRAZERES (1898-1966)

Arte Naíf

O carioca Heitor dos Prazeres nasceu em 1898 e dedicou-se, inicialmente, à música popular brasileira, atuando como compositor, instrumentista e letrista.

Compôs em parceria com Noel Rosa a música carnavalesca Pierrô Apaixonado e participou da fundação das primeiras escolas de samba cariocas, entre elas a Estação Primeira de Mangueira.

Descobriu o gosto pela pintura por volta de 1937, estimulado pelo jornalista e desenhista Carlos Cavalcanti. Paralelamente à atividade artística, Heitor dos Prazeres foi funcionário público no laboratório de restauração da diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no Rio de Janeiro.

No ano de 1946, o brasileiro participou de uma mostra em homenagem à Real Força Aérea Britânica em Londres, na Inglaterra. Inclusive um de seus quadros foi adquirido pela Rainha Elizabeth.

Entre 1937 e 1946, Heitor dos Prazeres trabalhou em rádios do Rio de Janeiro como músico e radialista e ingressou na fundação da Rádio Nacional. Lá fez parte do elenco de artistas da emissora.

Sua primeira exposição individual foi realizada em 1959 na Galeria Gea, no Rio de Janeiro. Em 1965, um ano antes da morte de Heitor dos Prazeres, Antônio Carlos Fontoura produziu um documentário sobre sua obra.