GIOTTO (1266-1337)

Arte Gótica

O artista italiano Giotto di Bondone nasceu em 1266, na vila de Vespignano, próximo a Florença. Sua obra-prima é o ciclo de afrescos da capela Scrovegni, em Pádua, feito em 1303. Nele, o pintor representa as vidas de Jesus e da Virgem Maria com um naturalismo distante da rigidez da Idade Média e mais inclinado ao estilo humanístico do Renascimento, que viria um século depois.

Em suas pinturas, Giotto valorizava as figuras humanas. Em obras como o Retiro de São Joaquim entre os Pastares ou Lamento ante Cristo Morto, por exemplo, elas aparecem maiores do que as árvores e quase se igualam, em altura, às montanhas que compõem a paisagem.

Entre 1304 e 1306, o artista italiano realiza O Juízo Final, uma pintura feita na parede da Capela Arena, em Pádua (Itália). A pintura mostra Jesus Cristo, com os apóstolos e os anjos, julgando os homens. Em 1305, criou as obras Fé e A Lamentação de Cristo.

A pintura de Giotto tinha uma visão humanista do mundo, que ganharia plenitude no Renascimento. Afinal, ele viveu e trabalhou num tempo onde as mentes das pessoas e os talentos estavam presos pela repressão medieval. Apesar de se utilizar muito dos tradicionais temas religiosos, Giotto lhes conferiu um aspecto terreno e mundano (bem diferente do tratamento dado na época). O artista morreu em 1337, em Florença.