FRANCISCO XAVIER CARNEIRO (1765-1840)

Barroco

Nascido na cidade de Mariana (Minas Gerais), em 1765, o artista Francisco Xavier Carneiro era filho de uma escrava e foi alforriado provavelmente ao ser batizado.

Aos 28 anos realizou a policromia e douramento dos altares colaterais da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Itabirito (Minas Gerais). Três anos depois, foi o responsável pela avaliação das obras de pintura da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (Minas Gerais).

Em 1799 foi contratado para encarnar as estátuas dos Passos do Horto, Paixão, Coroação e Cruz às Costas, esculpidas por Aleijadinho, para o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos.

Pintor, dourador, encanador e louvador, Francisco Xavier Carneiro praticamente se especializou em desenvolver trabalhos nos forros das igrejas. Em 1807, fez o forro da nave da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e, por volta de 1826, produziu os forros das naves da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Em 1824, na cidade de Itaverava, também em Minas Gerais, fez o forro da nave da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Morreu em 1840, em sua cidade natal: Mariana.