CHRISTO

Interfêrencia

Christo Javacheff, escultor búlgaro, nasceu em 1935. Autor de obras controvertidas como o envoltório da Pont Neuf, em Paris, ou a peça Ilhas Rodeadas, com espuma de polietileno, na Flórida, Christo é considerado um dos nomes mais importantes da arte conceitual no mundo.

De 1952 a 1956, Christo estudou na Academia de Belas Artes de Sofia e, posteriormente, fez breves estágios em Praga e em Viena. Fixou-se em Paris em 1958, onde realizou os primeiros empacotamentos de objetos.

Nos anos 60, mudou-se para Nova Iorque e iniciou o empacotamento de edifícios públicos, como por exemplo do Museu de Arte Contemporânea de Chicago (1969). Christo também realizou diversas intervenções de grande porte em ambientes naturais, como as centenas de guarda-chuvas instalados simultaneamente nas costas japonesa e norte-americana, nos anos 90

O artista produziu também muitos trabalhos na área gráfica, registrando, na maior parte deles, etapas de seus projetos. Em 1989, esteve no Brasil para uma exposição no MAC-USP, quando doou a obra Telefone Embrulhado ao Museu.