A festa de Carnaval teve sua origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas não aceitas pela igreja e sociedade, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja.

Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.  A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.

No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

Em 1723, o carnaval chegou ao Brasil trazido pelos europeus. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas.

No fim do século XIX até a década de 1950 foi a época de ouro do carnaval no Brasil, toda a população participava, hoje nem um décimo do povo participa. Entretanto, o carnaval brasileiro ainda é considerado um dos melhores do mundo, seja pelos turistas estrangeiros como por boa parte dos brasileiros, principalmente o público jovem que não alcançou a glória do carnaval verdadeiramente popular. Em 2005 o Carnaval de Salvador, Bahia, Brasil está no Guinness Book como a maior festa de rua do mundo. Em Recife – PE (Brasil) existe o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Confecção de máscara, chapéu e fantasia

Material:

Big Canetas Hidrográficas
Cola branca
Tinta Confetti
Cartolina branca
Tesoura
Saco plástico preto
Papel color set preto
Lastex
Fita dupla face.

Modo de fazer:

  • Pinte a cartolina com as Big Canetas Hidrocor (um pedaço de cada cor).

Máscara

Modo de fazer:

a) Recorte a máscara no papel color set preto e outra na cartolina pintada com as Big Canetas Hidrocor. 

b) A máscara da cartolina deverá ser um pouco menor que a máscara de papel color set preto. Cole-a sobre o papel color set preto.

c) Pinte a máscara com a Tinta Confetti. Espere secar.

d) Faça um furo de cada lado e amarre o lastex.

Chapéu

Modo de fazer:

a) Faça um cone com o papel color set preto. 

b) Recorte círculos coloridos com as Big Canetas Hidrocor e cole sobre o cone.

c) Corte tirinhas do papel colorido, puxe com a tesoura para enrolar e coloque na parte superior do chapéu.

d) Pinte a parte inferior com Tinta Confetti. Espere secar.

e) Faça um furinho de cada lado e amarre o lastex.

Saia

Modo de fazer:

a) Faça uma saia com o saco plástico preto, para isso utilize a fita dupla face para franzir na  cintura e prender no cós.

b)Faça o cós da saia com outra tira de saco plástico preto, deixe uma sobra de cada lado para poder amarrar atrás.

c) Recorte círculos no papel pintado com as Big Canetas Hidrocor e cole sobre a saia com fita dupla face.

d) Pinte os círculos com Tinta Confetti.