Desenvolvimento:
a) Peça aos seus alunos que relacionem todos os sentimentos que conhecem.
b) Divida-os em duas colunas – sentimentos bons e sentimentos ruins.
c) Converse com os alunos sobre todos os sentimentos. Como podemos para reverter os sentimentos ruins em sentimentos bons.
d) Fale sobre a amizade, a importância de se ter amigos. Como devemos tratá-los para que a amizade seja duradoura, enfim, promova um diálogo entre as crianças fazendo com que se posicionem sobre o tema.
e) Desenvolva dinâmicas onde o sentimento “amizade” seja realçado.
f) Converse sobre o Dia do Amigo – 20 de julho e o Dia Internacional da Amizade – 30 de julho.
g) Fale sobre a relação das cores com as pessoas, isto é, pessoas mais elétricas, lembram as cores mais quentes, pessoas mais tranquilas lembram as cores frias.
h) Peça às crianças que façam uma relação dos amigos que eles mais gostam. Em seguida, diga para associarem cada amigo a uma cor.
i) Distribua folhas de papel A4 e peça que, em cada folha, desenhem um amigo e escrevam o sentimento mais forte que você sente ao lembrar dele.
j) Pinte com Giz de cera, Lápis de cor, Big Canetas Hidrográficas, Guache ou Tinta Acrílica. Escreva com Big Canetas Hidrográficas preta.
k) Compartilhe com os amigos os desenhos.
Técnicas trabalhadas / Materiais utilizados:
– Pequenos painéis – pintura chapada e aquarelada.