Desenvolvimento dos trabalhos:
– Mostre aos alunos algumas obras do Renascimento e converse sobre as características que elas apresentam. Em seguida mostre algumas obras barrocas e peça que comparem observando o que mudou em relação as linhas, às formas, as cores, a composição, etc.
– Fale sobre as características encontradas nas obras barrocas.
– Peça que pesquisem sobre os artistas que se expressaram com o Barroco. Socializem.
– Escolha uma obra de Mestre Ataíde ou de Aleijadinho (artistas barrocos brasileiros) e façam a Leitura formal (linhas, formas, cores, profundidade, textura, planos, etc). Depois façam a Leitura interpretativa (quais os sentimentos que vejo salientados na obra, qual a mensagem que captei ao observar a obra, como mexe comigo e porque, etc).
– Momento de criação – Proponha que façam uma atividade com estilo barroco e se expressem de forma criativa com técnicas e materiais diferenciados.
– Coloque todas as obras criadas no centro da sala, sentem em volta e conversem sobre os resultados inéditos conseguidos e o percurso percorrido desde o início da atividade.
– Movimento artístico Barroco – Características e maiores expoentes que se expressaram com esse estilo.
– O Barroco no Brasil – características e temas mais trabalhados. Artistas que se destacaram neste movimento.
– Leitura formal, interpretativa de uma obra. Releitura.
– Linhas, formas, cores, composição, sobreposição, textura, movimento, harmonia, volume, bi e tridimensão, etc.
Técnicas trabalhadas / Materiais:
– Técnicas: Modelagem, Recorte e Colagem, Pintura
– Materiais: Sucatas, peças de gesso, Telas, Tinta Fosca para Artesanato, Tinta Acrílica Fosca, Têmpera Guache,
Textura Criativa, Tinta Nankin, Cola Glitter, Papel Machê, Cola Branca, Acrylic Colors, entre outros.
Créditos:
– Atividades 01, 02 e 03 desenvolvidas pela prof. Fernanda Estefano Bortolaso de Capivari – SP.
– Atividades 04, 05, 06 e 07 desenvolvidas pela prof. Simone Klunpp de São Miguel Pta – SP.