O barroco originou-se na Itália no início do século XVII e irradiou-se por todos os países da Europa. Aos poucos chegou também ao continente americano, trazido pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

Na arte barroca predominam as emoções e não o racional. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco busca conciliar o bem e o mal, Deus e o Diabo, céu e terra, pecado e pureza, alegria e tristeza, espírito e matéria, paganismo e cristianismo.

A Igreja Católica foi a maior propagandista das diretrizes do novo estilo. No princípio, a pintura barroca se caracterizou por mostrar pessoas carregadas de emoção e sentimentos e pelo jogo dos claros e escuros. Com o passar do tempo, os pintores barrocos começaram utilizar mais cores e dar maior luminosidade as obras.

Características da Pintura Barroca:

– Predominância do emocional sobre o racional.
– Violentos contrastes de luz e sombra.
– Pintura com efeitos ilusionistas, a aparência da profundidade às vezes é tão perfeita que dá a impressão que se vê o céu real e não o céu pintado na parede ou tela.
– Os temas pintados eram cenas momentâneas carregadas de intensidade dramática.
– Composição assimétrica, em diagonal, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.

Pintores que se destacaram: Caravaggio, Velásquez, Rubens, Van Dyck, Rembrandt, Brueghel e outros.

Arte Barroca no Brasil

A riqueza do ouro transformou a sociedade brasileira. As cidades cresceram e enriqueceram. Neste período vieram da Europa arquitetos, pintores, escultores e comerciantes interessados nas riquezas brasileiras.  Estes profissionais conviviam com o estilo barroco e trouxeram o gosto por essa arte ao povo brasileiro.

No Brasil, a arquitetura religiosa foi o maior expoente da arte barroca. As igrejas eram maravilhosamente decoradas com entalhes de madeira cobertos de ouro, teto pintado com cenas bíblicas, esculturas de santos, altares com anjos, colunas, flores, oratórios, presépios e outros elementos decorativos.

Os artistas brasileiros que mais se destacaram no estilo Barroco foram Mestre Ataíde (pintura interna das igrejas) e Aleijadinho (esculturas internas e externas das igrejas), os dois fizeram a maioria das suas obras em Minas Gerais.

Aleijadinho esculpiu os 12 profetas que estão expostos em frente ao Santuário de Congonhas do Campo – MG, são esculturas feitas em pedra sabão com muitos detalhes e atraem milhares de turistas todos os anos.

Fonte: “Fazendo Arte com os Mestres III” – Autora Ivete Raffa