É de suma importância que a criança, ao iniciar o processo de alfabetização, tenha sido muito estimulada a trabalhar a coordenação motora, isso irá beneficiá-la muito na sua trajetória de vida. Esse estímulo torna mais fácil e significativa a alfabetização e torna a criança mais independente e evoluída.

O processo de alfabetização começa muito antes do conhecimento das letras e palavras, ele começa nas atividades que envolvem movimentos de mãos e dedos.

Inicialmente devemos oferecer às crianças os materiais secos, isto é, o giz de cera. Para as crianças menores da Educação Infantil oferecemos o “Meu 1º Giz”, ele é mais grosso e se acomoda bem nas mãozinhas pequenas.

Quando elas já estão habituadas e dominam esse giz é hora de oferecer o “Giz Triangular” e, só depois disso, oferecemos os lápis pretos e coloridos e, finalmente, canetas.

Quanto às tintas, a primeira é a pintura a dedo, onde o dedo faz a função do pincel, em seguida oferecemos o guache e, só depois, as demais tintas (acrílicas, texturas, etc).

Nas atividades de recorte e colagem, primeiro os alunos rasgam com as mãos e utilizam colas secas (Cola Bastão), posteriormente recortam com tesouras e usam colas a base de água (Cola branca ou Cola transparente). Aos poucos vão ampliando esse universo colando macarrões, barbantes, grãos, bolinhas de papel, etc.

Em relação às massinhas, não é diferente, a primeira massinha é aquela mais molinha (SOFT), que a criança “brinca” e, só depois, já no Ensino fundamental, é que a criança trabalha com as massinhas mais durinhas (MASSA DE MODELAR).

Massinha de modelar – Prazer e conhecimento

Muitos professores, mantém em suas salas, prateleiras repletas de massinhas de modelar e, no final das aulas, dão às crianças com a função de “passar o tempo”. Elas servem para completar o horário do dia, isto é, o período que o aluno passa dentro da sala é de 4 horas, se foram cumpridas as atividades em 3 horas e meia, a última meia hora é de “recreação”.

É muito importante que o professor saiba da importância de se trabalhar com massinhas nessa faixa etária e mais ainda que seja mediador e estimulador para que haja aprendizagem nesse momento.

A brincadeira estimula a inteligência porque faz com que a criança use sua imaginação e desenvolva sua criatividade. Quando estão trabalhando com massinhas, se concentram, prestam muita atenção em tudo, ao mesmo tempo, desenvolvem a socialização e o espírito de companheirismo e cooperação.

POSSIBILIDADES DE TRABALHO

A – Ensinando as cores com massinhas

1) Cores primárias  – Peças aos seus alunos que representem as cores primárias.

2) Cores secundárias – Fale aos seus alunos que duas cores primárias juntas, formarão uma nova cor (secundária). Peça que façam essa experiência.

3) Monocromia – É uma cor só e várias tonalidades. Peça à crianças que escolham uma cor. Dividam a porção em três partes. Deixe uma da cor original, na outra porção vá misturando massinha branca, na outra preta e, com elas montem uma composição plástica.

4) Policromia – É a utilização de todas as cores. Montar uma composição plástica utilizando massinhas de todas as cores.

5) Cores quentes – São todas as cores derivadas de amarelo, vermelho e laranja.
Montar uma composição plástica com as cores quentes.

6) Cores frias – São todas as cores derivadas de verde, azul e roxo.
Montar uma composição plástica utilizando as cores frias.

B – Ensinando pontos e linhas com massinhas

1) Pontos e linhas de massinhas – Fazer várias bolinhas com massinhas de várias cores e vários rolinhos – Criar algo com pontos e linhas de massinhas.

2) Linhas de massinhas – Fazer rolinhos de massinhas (linhas) e, com elas fazer um desenho ou escrever o próprio nome.

C – Bi e tridimensão com massinhas

1) Massinhas – Bidimensão – Representar um caminhão bidimensionalmente.

2) Massinhas – Tridimensão – Representar um caminhão tridimensionalmente.

D – Obras de arte com massinhas

1) Obra de Arte – Inspire-se na obra de um pintor e a recrie com massinhas.
No exemplo abaixo foram retratadas as linhas, formas e core de Miró.

E – Presépio com massinha – O presépio abaixo foi confeccionado com MASSINHA DE MODELAR por André Silva de Oliveira de Quatá – SP. Ele tem 12 anos e é um artista, modela qualquer coisa com massinhas.