VICTOR BRECHERET (1894-1955)

Semana de 22

O escultor Victor Brecheret nasceu na capital paulista, em 1894. Começou a estudar desenho, modelagem e entalhe em madeira no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo a partir de 1912.

Viajou para Roma, na Itália, e ficou por lá entre os anos de 1913 e 1919, onde tornou-se discípulo do escultor Arturo Dazzi.

Ao voltar para o Brasil, instalou um ateliê no Palácio das Indústrias de São Paulo, cedido por Ramos de Azevedo. Nesta época, conheceu os modernistas Di Cavalcanti, Hélios Seelinger, Menotti Del Picchia e Oswald de Andrade. Em 1921, viajou para Paris com o patrocínio do Pensionato Artístico do Estado de São Paulo e entrou em contato com escultores europeus, entre eles Henry Moore, Antoine Bourdelle, Aristide Maillol e Constantin Brancusi.

Mesmo de longe, participou da Semana de Arte Moderna de 1922 com doze esculturas. Sua primeira exposição individual foi realizada em 1926, em São Paulo, com esculturas da fase francesa.

Quatro anos mais tarde, iniciou a execução do Monumento às Bandeiras, inaugurado em 1953 na Praça Armando Salles de Oliveira, em São Paulo. Anos mais tarde venceu o concurso internacional para a execução do Monumento a Duque de Caxias.