Vinicius de Moraes nasceu em 1913 no Rio de Janeiro. Começou a se destacar na poesia e no canto já no Ensino Fundamental. Ao tornar-se amigo de Paulo e Haroldo Tapajoz começou a compor. Com eles e alguns amigos do colégio formaram um pequeno conjunto musical. Eles atuavam em festinhas nas casas dos conhecidos, nessa época Vinícius tinha 14 anos.
Com apenas 16 anos entrou para a Faculdade de Direito do Catete, onde se formou em 1933, ano no qual teve seu primeiro livro publicado “O caminho para a distância”. Durante o período de formação acadêmica firmou amizades com vínculos boêmios e desde então, viveu uma vida ligada à boemia.

Após alguns anos foi estudar Literatura Inglesa na Universidade de Oxford, no entanto, não chegou a se formar em razão do início da Segunda Guerra Mundial. Ao retornar ao Brasil, morou em São Paulo, onde fez amizade com Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e também efetivou o primeiro de seus nove casamentos. Logo após algumas atuações como jornalista, cronista e crítico de cinema, ingressou na diplomacia em 1943. Por causa da carreira diplomática, Vinicius de Moraes viajou para Espanha, Uruguai, França, Estados Unidos e México, onde ficou amigo de Pablo Neruda, contudo sem perder contato com o que acontecia na cultura do Brasil.

Vinícius de Moraes passou a vida rompendo convenções sociais. Passou da poesia culta para a popular, misturando ritmos brancos com negros, samba com candomblé e o comportamento aristocrático com o boêmio. Derrubou convenções também na área literária, usando o soneto após a revolução modernista de 1922, que cassava a composição dos 14 versos.

Diplomata de carreira, escandalizou a sociedade ao dar entrevistas cantando com um copo na mão. Em parceria com Tom Jobim, sua peça ‘Orfeu do Carnaval’, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, ao ser transformada por Marcel Camus no filme ‘Orfeu Negro’.
Mais tarde, junto a Tom Jobim e João Gilberto, criou a bossa-nova, um dos principais movimentos de renovação musical do Brasil. Entre os sucessos de Vinícius, destacam-se ‘Tarde de Itapoã’, ‘Garota de Ipanema’ e clássicos da MPB, como ‘Marcha da Quarta-Feira de Cinzas’, ‘Samba da Benção’ e outros. Durante esse período viveu intensamente os altos e baixos da vida boêmia, além de vários casamentos.
Apaixonado e apaixonante, esse poeta escreveu poemas e canções que embalaram e fizeram sonhar gerações.

Toquinho e Vinicius – Um parceria de sucesso

Toquinho e Vinicius de Moraes começaram a compor juntos no fim de 1969. Em 1971 saiu o primeiro de muitos discos com composições da dupla. Como nessa época Vinicius já havia sido compulsoriamente aposentado de sua carreira diplomática e se dedicava à carreira artística, foram numerosos os shows que fizeram juntos, às vezes ao lado de outros artistas, como Maria Creuza, Miúcha e Tom Jobim. Também excursionaram por diversos países.

Vinícius tinha um grande carinho pelas crianças, compôs com parceiros entre eles, Toquinho, lindas músicas infantis que resultaram em dois álbuns: A Arca de Noé Volume 1 e 2″. Arca de Noé era o título de um livro que Vinícius tinha lançado na década de 70. Ele e Toquinho compuseram músicas falando de cada animal da arca onde, segundo a Bíblia, Noé protegeu os animais do dilúvio.

Com as canções prontas, a dupla convocou os maiores nomes da MPB da época — Elis Regina, Elba Ramalho, MPB-4, Ney Matogrosso, entre outros — para gravar. A série fez muito sucesso. Foram vários discos e programas especiais de televisão. O que mais impressionava era a poesia das canções, o tratamento dado a cada bicho. É a melhor lembrança que as novas gerações podem ter de Vinicius de Moraes é que ele foi um poeta sensível ao mundo infantil.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Confecção de animais com diferentes materiais que ilustrem as músicas de Vinícius

Objetivos:
a) Conhecer o artista Vinícius de Moraes, suas músicas, principalmente as músicas dedicadas às crianças.
b) Refletir sobre a mensagem que cada música traz ao mundo de hoje.
c) Fazer com que as crianças cantem as músicas de Vinícius e, se possível, promover o acompanhamento do canto com instrumentos de bandinha ou instrumentos de sucata.
d) Confeccionar os animais que as músicas retratam e produzir os sons (onomatopeias) dos animais.
e) Utilizando os animais produzidos, criar uma peça onde eles “falem” sobre a preservação do planeta e a responsabilidade de cada um para uma vida com qualidade no futuro.

O PINGUIM
Bom dia Pinguim / Onde vai assim com ar apressado? / Eu não sou malvado / Não fique assustado / Com medo de mim / Eu só gostaria de dar um tapinha / No seu chapéu de jaca / Ou bem de levinho / Puxar o rabinho / Da sua casaca. / Quando você caminha / Parece o Chacrinha / Lelé da caixola / E um velho senhor / Que foi meu professor / No meu tempo de escola.
Pinguim, meu amigo / Não zangue comigo / Nem perca a estribeira / Não pergunte por quê / Mas todos põem você / Em cima da geladeira.

“Pinguim porta trecos”

Material:
Garrafa PET lisa
Cola branca
Cola para EVA
Marcador permanente
Cola glitter
Furador
Tesoura
Papel micro-ondulado preto e branco
EVA vermelho, laranja e estampado
Fita 0,5 cm de largura
Olhos móveis

Modo de fazer:
a) Recorte a parte superior da garrafa PET.
b) Encape a garrafa PET com papel micro ondulado preto.
c) Recorte uma forma que lembra um coração alongado no papel micro ondulado branco. Cole sobre o preto (carinha do pinguim).
d) Recorte o bico e as patas do pinguim no EVA laranja. Faça pespontos com o Marcador permanente preto. Cole o bico na carinha do pinguim e as patas na parte inferior da garrafa.
e) Cole os olhos móveis. Corte uma tira de EVA vermelho e cole sobre o trabalho (cachecol do pinguim).
f) Decore o cachecol com Marcador permanente preto e Cola glitter prata.
g) Corte uma tira de EVA estampado (chapéu), faça quatro pontas como se fossem triângulos e faça um furo com o furador em cada uma das pontas.
h) Cole na parte inferior uma tira de EVA vermelho. Junte as partes para formar o chapéu com grampos (grampeador).
i) Finalize passando a fita pelos buraquinhos feitos nas quatro pontas do chapéu.

O ELEFANTINHO
Onde vais, elefantinho / Correndo pelo caminho / Assim tão desolado? / Andas perdido bichinho / Espetaste o pé no espinho / Que sentes, pobre coitado? / – Estou com um medo danado / Encontrei um passarinho!

“Elefantinho”

Material:
Papel color set
Big Canetas Hidrográfica
Cola branca
Tesoura
Grampeador
Olhos móveis
Tesoura

Modo de fazer:
a) Corte um retângulo de papel color set e, com ele, faça um canudo (corpo do elefante).
b) Recorte, da mesma cor, duas orelhas e um tromba. Faça linhas em toda a volta como se fossem pespontos com a Caneta Hidrogáfica preta. Cole no cone.
c) Finalize colando os olhinhos móveis.

O LEÃO
Leão! Leão! Leão! / Rugindo como um trovão / Deu um pulo, e era uma vez / Um cabritinho montês.
Leão! Leão! Leão! / És o rei da criação!
Tua goela é uma fornalha / Teu salto, uma labareda / Tua garra, uma navalha / Cortando a presa na queda. / Leão longe, leão perto / Nas areias do deserto. / Leão alto, sobranceiro / Junto do despenhadeiro. / Leão na caça diurna / Saindo a correr da furna.
Leão! Leão! Leão! / Foi Deus que te fez ou não?
O salto do tigre é rápido / Como o raio: mas não há / Tigre no mundo que escape / Do saldo que o Leão dá. / Não conheço quem defronte / O feroz rinoceronte. / Pois bem, se ele vê o Leão / Foge como um furacão. / Leão se esgueirando, à espera / Da passagem de outra fera… / Vem o tigre; como um dardo / Cai-lhe em cima o leopardo / E enquanto brigam tranquilo / O leão fica olhando aquilo. / Quando se cansam, o Leão / Mata um com cada mão.
Leão! Leão! Leão! / És o rei da criação!

“Leão com copinhos plásticos”

Material:
EVA amarelo
Cola para EVA
Tinta Confetti
Marcador permanente preto
Copinhos plásticos
Tesoura
Pincel
Olhinhos móveis

Modo de fazer:
a) No EVA amarelo recorte a juba do leão (lembra uma flor com pétalas pontiagudas). Cole um copinho de cada lado dela pra formar o leão (um copinho será o corpo e o outro a cabeça do leão).
b) Recorte um círculo no EVA amarelo e cole na frente do copinho (nariz e boca do leão). Faça os detalhes com Marcador permanente preto.
c) Cole os olhinhos móveis e o rabo do elefante (EVA amarelo). Pinte o rabinho e a juba do leão com Tinta Confetti.

O PATO
Lá vem o Pato / Pata aqui, pata acolá / Lá vem o Pato / Para ver o que é que há.
O Pato pateta / Pintou o caneco / Surrou a galinha / Bateu no marreco / Pulou do poleiro / No pé do cavalo / Levou um coice  / Criou um galo  / Comeu um pedaço  / De jenipapo / Ficou engasgado / Com dor no papo / Caiu no poço / Quebrou a tigela / Tantas fez o moço / Que foi pra panela.

“Pato”

Material:
Papel color set amarelo e laranja
Big Canetas Hidrográficas
Cola branca
Tesoura

Modo de fazer:
a) Recorte um retângulo de papel color set amarelo e, com ele, faça um cilindro unindo as duas pontas com cola (cabeça do pato). Se quiser pode fazer com rolinho de papel higiênico (encape com papel amarelo ou pinte com guache amarelo).
b) Recorte no papel color set amarelo um círculo e, com ele, faça um cone. Faça um furo no rolinho que você fez e encaixe o cone (corpo do pato).
c) Recorte uma tira de papel color set amarelo, num dos lados recorte tirinhas, enrole (penas do patinho). Faça outro furinho no rolinho (cabeça) e encaixe as “penas”.
d) Recorte no papel color set laranja o bico e os pés do patinho. Faça pespontos com a Big Caneta Hidrográfica preta. Cole na carinha do patinho.
e) Recorte duas formas (asas) e cole nas laterais do pato.

AS BORBOLETAS
Brancas / Azuis / Amarelas / E pretas / Brincam / Na luz / As belas / Borboletas / Borboletas brancas / São alegres e francas / Borboletas azuis / Gostam muito de luz / As amarelinhas / São tão bonitinhas / E as pretas, então / Ó, que escuridão.

“Borboletas porta-bombons”

Material:
Giz de cera triangular
Big Caneta Hidrográfica preta
Cola branca
Acricor Cola Relevo prata
Cola glitter
Massinha Soft
Palito de sorvete
EVA verde e rosa
Garrafa PET (coca cola)
Papel color set de cores variadas
Tesoura

Modo de fazer:
a) Corte uma garrafa plástica de coca cola pela metade. Corte a parte superior como se fossem cinco pétalas de flor, em formato de “n”, você terá nnnnn.
b) Dobre as “pétalas” para dentro para fazer o porta-bombons. Decore-o com a borboleta feita em EVA, decorada com Cola glitter. Em volta, coloque florzinhas feitas com massinhas.
c) Decore a borboleta e o restante do EVA com Acricor Cola Relevo.

AS ABELHAS
A abelha-mestra / E as abelhinhas / Estão todas prontinhas / Para ir para a festa / Num zune-que-zune / Lá vão pro jardim / Brincar com a cravina / Valsar com o jasmim / Da rosa pro cravo / Do cravo pra rosa / Da rosa pro favo / E de volta pra rosa.
Venham ver como dão mel / As abelhas do céu / Venham ver como dão mel / As abelhas do céu.
A abelha-rainha / Está sempre cansada / Engorda a pancinha / E não faz mais nada / Num zune-que-zune / Lá vão pro jardim / Brincar com a cravina / Valsar com o jasmim / Da rosa pro cravo / Do cravo pra rosa / Da rosa pro favo / E de volta pra rosa.
Venham ver como dão mel / As abelhas do céu / Venham ver como dão mel / As abelhas do céu.

“Abelhas – móbile”

Material:
EVA marrom, amarelo, branco e laranja, vermelho e verde
Fitas finas
Palitos de sorvete
Marcador permanente preto
Olhinhos móveis
Acricor Cola Relevo
Tesoura

Modo de fazer:
a) Faça o desenho de uma abelha (cabeça e corpo), risque no EVA marrom e recorte. Cole por cima do EVA marrom, o EVA amarelo (carinha e listras -corpo). Desenhe a carinha com Marcador permanente preto. Cole o nariz (EVA laranja) e os olhinhos móveis. Cole as asinhas por trás do corpo da abelha. Cole as anteninhas. Finalize com um laço de fita.
b) Cole palitos de sorvete para fazer as hastes do móbile ou utilize arames.

O GATO
Com um lindo salto / Leve e seguro / O gato passa / Do chão ao muro / Logo mudando / De opinião / Passa de novo / Do muro ao chão / E pisa e passa / Cuidadoso, de mansinho / Pega e corre, silencioso / Atrás de um pobre passarinho / E logo para / Como assombrado / Depois dispara / Pula de lado / Se num novelo
Fica enroscado / Ouriça o pelo, mal-humorado / Um preguiçoso é o que ele é / E  gosta muito de cafuné / Com um lindo salto / Leve e seguro / O gato passa / Do chão ao muro / Logo mudando / De opinião / Passa de novo / Do muro ao chão / E pisa e passa / Cuidadoso, de mansinho / Pega e corre, silencioso / Atrás de um pobre passarinho / E logo para / Como assombrado / Depois dispara
Pula de lado / E quando à noite vem a fadiga / Toma seu banho / Passando a língua pela barriga

“Gato porta-trecos”

Material:
EVA amarelo, rosa e marrom
Marcador permanente preto
Giz de cera triangular
Cola de EVA
Tinta Confetti
Cola gliter
CDs
Embalagem de leite longa vida
Tesoura
Fitas

Modo de fazer:
a) Recorte a caixa de leite longa vida, deixando-a com 13 cm de altura. Encape com EVA amarelo. Recorte a carinha do gato, as patas, bochecha, etc.
b) Cole as partes com Cola de EVA. Faça os contornos com o Marcador permanente preto. Cole uma oval na frente da caixinha. Sobre ela passe Tinta Confetti e finalize com um laço.
c) Dentro utilize para colocar bombons, balas ou materiais escolares.

CORUJINHA
Corujinha, corujinha / Que peninha de você / Fica toda encolhidinha / Sempre olhando não sei que / O seu canto de repente / Faz a gente estremecer / Corujinha, pobrezinha / Todo mundo que te vê / Diz assim, ah, coitadinha / Que feinha que é você / Quando a noite vem chegando / Chega o teu amanhecer / E se o sol vem despontando / Vais voando te esconder / Hoje em dia andas vaidosa /  Orgulhosa como quê / Toda noite tua carinha / Aparece na TV / Corujinha, coitadinha  / Que feinha que é você.

“Corujinhas – Rolinhos de papel higiênico”

Material:
Rolinho de papel higiênico
Tinta Acrílica
Cola branca
Olhos móveis
EVA
Tesoura

Modo de fazer:
a) Pinte os rolinhos de papel higiênico com Tinta Acrílica. Pinte um para o corpinho e meio rolinho para as asas.
b) Recorte duas asas (formato de folha) e cole uma de cada lado. Dobre o rolinho na parte superior.
c) Cole o bico (triângulo de EVA amarelo) e os olhos móveis.

O PORQUINHO
Muito prazer, sou o porquinho / Eu te alimento também / Meu couro bem tostadinho / Quem é que não sabe o sabor que tem / Ser você cresce um pouquinho / O mérito, eu sei / Cabe a mim também / Se quiser, me chame / Te darei salame / E a mortadela / Branca, rosa e bela / Num pãozinho quente / Continuando o assunto / Te darei presunto / E na feijoada / Mesmo requentada / Agrado a toda gente / Sendo um porquinho informado / O meu destino bem sei / Depois de estar bem tostado / Fritinho ou assado / Eu partirei / Com a tia vaca do lado  / Vestido de anjinho / Pro céu voarei / Do rabo ao focinho / Sou todo toicinho / Bota malagueta / Em minha costeleta / Numa gordurinha / Que coisa maluca / Minha pururuca / É uma beleza / Minha calabresa / No azeite fritinha

“Porquinho – Copinhos plásticos”

Material:
EVA rosa
Copinhos plásticos
Marcador permanente preto
Olhinhos móveis
cola para EVA
Tesoura

Modo de fazer:
a) Desenhe um círculo no EVA  com o diâmetro do tamanho da boca do copinho e nele desenhe as orelhas do porquinho. Recorte. Cole um copinho de cada lado (corpo e cabeça).
b) Recorte um círculo (focinho) e cole na frente do porquinho. Faça os detalhes com Marcador permanente preto e finalize com olhinhos móveis. Cole o rabinho.

O PINTINHO

O pintinho / Pintinho novo / Pintinho tonto / Não estás no ponto / Volta pro ovo / Eu não me calo / Falo de novo / Não banque o galo / Volta pro ovo / A tia raposa  / Não marca touca / Tá só te olhando / Com água na boca / E se ligeiro você escapar / Tem um granjeiro / Que vai te adotar / O meu ovo está estreitinho / Já me sinto um galetinho / Já posso sair sozinho / Eu já sou dono de mim / Vou ciscar pela cidade / Grão-de-bico em quantidade / Muito milho e liberdade / Por fim  / Pintinho raro / Pintinho novo / Tá tudo caro / Volta pro ovo / E o tempo inteiro / Terás pintinho / Um cozinheiro / No teu caminho / Por isso eu digo / E falo de novo / Pintinho amigo / Então volta pro ovo / Se de repente você escapar / Num forno quente você vai parar  / Gosto muito dessa vida / Ensopada ou cozida / Até assada é divertida / Com salada e aipim / Tudo lindo, a vida é bela / Mesmo sendo à cabidela / Pois será numa panela / Meu fim / Por isso eu digo / E falo de novo /   Pintinho amigo / Então volta pro ovo / E se ligeiro você escapar / Tem um granjeiro / Que vai te adotar

“Pintinho”

Material:
Embalagem de ovos
Papel color set laranja e amarelo
Olhinhos móveis
Tesoura
Tinta guache
PVA ou Acrílica

Modo de fazer:
a) Recorte a embalagem de ovos (asas e corpo do pintinho). Pinte.
b) Recorte em color set laranja dois triângulos (bico) e dois pés. Cole. Junte as partes da caixa de ovos pintada para formar o pintinho. Cole os olhos móveis e o penacho (papel color set amarelo).