1. Iniciação ao desenho 
  • Base para desenhar (papéis, EVA, papelão, argila e outros)

a) Podemos desenhar em papel de vários tipos e gramaturas: papel sulfite, cartolina, papel Kraft, papel manilha, papelão Paraná, papelão comum, etc.

b) O papel deverá ter gramatura boa para se desenhar, isto é, acima de 90. O ideal é gramatura 120 a 180.

c) Você deverá verificar se o papel é muito liso, pois papéis muito lisos (brilhantes) dificultam o traçado.

d) Podemos utilizar outras bases para desenhar: EVA, tecido, argila, papelão, TNT, plástico e outras, para isso, temos que adequar o material que utilizaremos para fazer os desenhos.

e) Quanto menor a criança maior deverá ser o papel ou base, por exemplo, crianças da Ed. Infantil deverão desenhar em bases maiores, isto é, cartolina inteira ou meia cartolina. Para crianças maiores podemos oferecer bases menores uma vez que elas já possuem maior coordenação motora e dominam melhor os instrumentos para desenho (lápis, giz de cera, canetinhas e outros).

  • Materiais para desenhar 

a) Antes de dar início aos desenhos é importante verificar como estão os materiais que serão utilizados como: lápis, giz de cera, canetinhas, tintas com bico aplicador, etc.

b) Os lápis (pretos) ideais para se desenhar são os lápis mais macios, isto é, lápis nº 02 ou 6B. Eles facilitam os traços e, se for preciso apagar, eles marcam menos a base.

b) O giz de cera também deve estar apontado e, para apontá-los, utilize uma lixa de unhas. Estilete é perigoso para as crianças. 

Existem alguns apontadores no mercado que apontam giz de cera. É preciso mantê-los limpos na lâmina, caso contrário, os restos de giz ficam nas lâminas e a criança não consegue apontar, o giz fica “patinando, rodando”.

c) Com as crianças pequenas inicie os desenhos com giz de cera. Quanto menor a criança, maior diâmetro deverá ter o giz de cera. Sugestão: “Meu primeiro giz” da Acrilex. Os desenhos nesta faixa etária sempre deverão ser feitos em bases grandes.

d) À medida que a criança vai crescendo utilize o Giz de Cera Triangular pois o grande diferencial é a facilidade de manuseio e pega. Suas três faces permitem um perfeito apoio dos dedos, colaborando no desenvolvimento da motricidade da criança.

e) As crianças da Ed. Fundamental I podem desenhar com os demais tipos Giz de cera uma vez que elas já possuem um pouco de coordenação motora e segurança para manuseá-los.

  • Desenho – Considerações sobre o desenho

          É muito importante que as crianças sejam estimuladas a desenhar, para buscar seu próprio jeito e estilo de desenho, portanto, procure nunca dar desenhos prontos (xerocados, mimeografados) para que elas pintem, isso fará com que elas não se exercitem, não se desafiem, não aprendam a desenhar.

         As crianças, ao desenhar estão se expressando e, muitas vezes, os resultados não são o que a professora ou a família espera. Geralmente esperamos algo bonito e o mais parecido possível com a realidade. Entenda, as crianças, na escola, não estão participando de um concurso ou exposição, portanto, incentive-as sempre para que a cada desenho feito, vá se aprimorando, exercitando e melhorando o seu resultado. Se a família e a escola incentivarem, estimularem e propuserem sempre exercícios de desenhos, teremos adultos menos traumatizados com a ARTE.

  • Desenho – Colocando em prática

        A seguir você terá várias sugestões de atividades para estimular seus alunos a praticarem o desenho. É importante que esses exercícios sejam realizados sempre. Não adianta fazer num período do ano escolar e, depois, dar desenhos prontos para pintar. Estimule-os o ano todo e todos os anos. 

        Comece pelos exercícios  básicos e vá seguindo as demais sugestões.

        Observação importante: O que importa é a essência dos desenhos, a sequência e o estímulo, portanto não se prenda aos exercícios (modelos) aqui propostos, faça outros exercícios e coloque as crianças para desenhar.

  • Exercícios iniciais para desenhar

Item 02 – É necessário fazer vários exercícios antes de começar o processo de desenhar, isso vai ajudar a soltar o traço e conhecer o material que você está utilizando. Ajudará também, sentir-se mais seguro

Faça exercícios verticais, horizontais, inclinados, circulares, desenhe formas geométricas, etc.

  • Desenvolvendo a habilidade de desenhar 

A partir da realização dos exercícios seus alunos começarão a desenhar.

Damos várias sugestões e o ideal é que eles façam todos os itens em sequência.

Não é necessário fazer os mesmos desenhos sugeridos, você poderá criar outros para eles.                   

Itens 03, 03A, 03B e 03C –  Desenho – Completar a partir do traço – De um desenho aos seus alunos e peça que completem. Quando todos terminarem, junte-os no centro da sala e proponha que observem como cada um completou e o que cada um fez de diferente do outro.

Itens 04 e 04A – Desenho de criação pela sugestão do traço – Coloque um desenho (risco) na lousa e peça aos alunos que desenhem o que o traço sugeriu. Você vai perceber que cada criança criará um desenho diferente.

Itens 05 e 05 A – Desenho de criação pela sugestão da forma – Coloque uma forma na lousa (círculo, triângulo, quadrado ou outra forma qualquer) e peça aos alunos que desenhem de forma que o desenho contenha a forma sugerida. Você vai perceber que cada criança criará um desenho diferente.

Itens 06 e 06 A – Desenho de continuação com linhas e formas – Nessa atividade as crianças acompanharão a professora que iniciará o desenho fazendo as linhas e formas na lousa, aos poucos, para que todos acompanhem e façam no papel.

Realizado o desenho, peça que criem uma situação onde o desenho é inserido.

Item 07 – Desenho de  continuação com linhas e formas – “A cigarra e a formiga  – Essa atividade é igual às atividade 06 e 06A, mas cada criança ouvirá uma história e deverá desenhar os animais ou coisas de maneira que o desenho complementar (fundo) faça parte da história contada.

2. Exercícios para iniciação do desenho

3. Completando o desenho a partir de um traço

4. Criação de desenho pela sugestão do traço ou forma

5. Desenho de continuação por linhas e formas

Feitos os exercícios acima, seus alunos estarão mais habilidosos para desenhar, estarão mais seguros e já dominarão as técnicas de desenho mais simples. Na Educação Infantil e Fundamental I, essas técnicas contribuem muito para que eles possam desenhar.

Sugestão 01 – Leve os alunos para fora da sala de aula, peça que observem tudo, escolham um local, sentem e, com uma prancheta, papel, lápis e borracha desenhem o que estão vendo.

Sugestão 02 – Leia uma fábula para as crianças e no final peça que façam um desenho que mostre os personagens inseridos num fundo (cenário) que faça parte da história.

Sugestão 03 – Coloque uma música para as crianças ouvirem, no final, peça que façam um desenho que transmita os sentimentos que tiveram ao ouvi-la.

Sugestão 04 – Peça às crianças que leiam um conto de fadas. Peça que façam uma história em quadrinhos que mostre o desenrolar da história.

Sugestão 05 – Peça às crianças que tragam uma foto delas, ampliada. De preferência do rosto. Peça que, olhando para a foto, façam o autorretrato com o lápis preto.

Obs –  Nas próximas edições do site entrarão novas oficinas:

– A arte de imprimir – Oficina de impressão

– A arte de recortar e colar – Oficina de recorte e colagem

– A arte de dobrar – Oficina de origami

– A arte de montar tridimensionalmente – Oficina de modelagem

– A arte de montar tridimensionalmente – Oficina de montagem com sucata

– A arte de pintar – Oficina de pintura com lápis de cor

– A arte de pintar – Oficina de pintura com giz de cera

– A arte de pintar – Oficina de pintura com tintas

– A arte de montar cenários – Oficina de montagem de cenários

– Outras

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga