Ramais: 2213 | 2236 | 2202
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Releituras das obras de John Pollock
Objetivos:
a) Conhecer a vida, as obras e o estilo de Johan Pollock (expressionismo abstrato).
b) Criar obras próprias seguindo o estilo do artista com diferentes materiais e inserir a criação em objetos.
SUGESTÃO 01
Recriando Pollock
Modo de fazer:
b) Molhe o pincel na tinta e deixe cair gotas sobre a cartolina. Depois, faça movimentos para que a tinta “respingue”
sobre o papel. Espere secar.
c) Faça a mesma coisa com outra cor, em seguida outra, outra… quantas cores quiser.
d) Por cima do respingado colorido, faça linhas com Acricor Cola Relevo. Utilize-a inteira ou fragmente-a, inserindo-a em
telas, agendas, caixas, embalagens, enfeites, etc.
SUGESTÃO 02
Releitura – Pollock nas tampinhas (variações)
Trabalho desenvolvido pela prof. Simone Klumpp – São Miguel Paulista – SP
Tampinhas de plástico ou círculos de papelão
Palitos de dentes
Pincel fino ref. 050, nº 0 ou 2
Tinta Acrílica
Acricor Cola Relevo Brilliant
a) Inspire-se nas obras de Pollock e, sobre as tampinhas de plástico, crie a sua.
SUGESTÃO 03
Releitura – Pollock – caixinha de madeira
Trabalho desenvolvido pela prof. Simone Klumpp – São Miguel Paulista – SP
Base Acrílica para Artesanato
Tinta PVA
Guache Glitter
Acricor Cola Relevo
Pincel ref. 054, nº 10
PLANO DE AULA
– Converse com seus alunos sobre as diferentes maneiras de expressão e sobre a possibilidade de você também poder fazer obras inspiradas em diferentes artistas.
– Mostre as obras de John Pollock aos seus alunos. Fale sobre as técnicas que ele utilizava (gotas, espirros de tinta, linhas sobrepostas, formas irregulares e únicas).
– Fale sobre o expressionismo abstrato e a inspiração de Pollock na teoria do “inconsciente coletivo”.
– Peça que pesquisem sobre o assunto e conversem sobre a relação da teoria com o trabalho realizado por Pollock.
– Converse sobre as cores utilizadas por ele nas obras.
– Escolha uma das obras e faça, junto com os alunos, a Leitura formal e, em seguida, a interpretativa.
– Proponha que cada criança faça uma obra inédita utilizando os materiais que escolherem. Oriente-os para a necessidade de deixar a tinta mais líquida para facilitar o gotejamento e os respingos.
– Com o resultado obtido faça diferentes aplicações.
– Conversem sobre os resultados inéditos conseguidos e o percurso percorrido desde o início da atividade.
– Johan Pollock – vida, obras e estilo.
– Leitura formal, interpretativa e releitura de obra de arte.
– Linhas, formas, cores, composição, sobreposição, textura, movimento, volume, harmonia, etc.
Técnicas – Gotejamento, Respingamento, Sobreposição de tintas.
Materiais – Tinta PVA, Têmpera Guache, Guache Glitter, Acricor Cola Relevo.
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga