EDIÇÃO 25

Ano Novo, vida nova

Um novo ano se aproxima!!!!!  É o momento de pensarmos em tudo o que fizemos e fazer um balanço. Quais metas tínhamos traçado para ano que está se acabando? Quais nós atingimos e quais ficaram de lado?

O ideal é começarmos por uma grande faxina nas nossas coisas, nossas gavetas, nossos armários. É hora de ver o que não serve mais, o que está parado sem uso e fazermos doações. É preciso abrir espaço para coisas novas. O apego às coisas materiais geralmente não é benéfico.
Chamamos de faxina uma boa limpeza. Muitas pessoas fazem limpezas artificiais nas suas coisas, nas suas casas e no seu local de trabalho. Fazem também pequenas limpezas em si mesmas, nos pensamentos, sentimentos, emoções e vivências e, se isso acontece, acabam tirando somente a poeira…..
Só que nesse processo diário, tanto a casa quanto o ser humano vai ficando com “sujeiras” escondidas que necessitam, algum dia, de uma boa “faxina”, uma limpeza geral.
Depois da faxina do espaço físico é hora de eliminar as pessoas que não fazem mais sentido ocupar espaço no nosso coração. Quais foram os sentimentos que mais nos perturbaram ao longo deste ano? Valeu a pena? Poderia ter sido diferente?
Partindo dessa reflexão é hora de traçarmos metas para o ano que se aproxima. Para muitas pessoas, deixar entrar o novo é algo que pode ser muito complicado, pode dar medo e insegurança.
Fazer faxina não quer dizer jogar tudo fora, muito pelo contrário, nós temos uma história, temos sentimentos e precisamos organizar tudo isso fazendo com que só fique ao nosso redor as coisas que realmente importam, as pessoas que nos fazem bem, que nos colocam pra cima e que fazem a diferença no nosso dia-a-dia, sendo assim, use as experiências do passado para situações do presente e, dessa forma,  construam o seu futuro com exuberância, consistência e significado.

Como fazer uma faxina interior?
a) Comece por você, pare de sentir pena de si mesmo.
b) Supere as mágoas do passado, não dê espaço no seu coração a quem definitivamente não merece estar lá.
c) Procure ajudar quem realmente precise de ajuda.
d) Tire dos seus pensamentos pessoas que te fizeram entrar em uma energia negativa. Imagine que você está com os problemas na sua mão, então, assopre-os. Mande-os embora, pra longe.
e) Trace planos. Sonhar é muito bom, mas sem plano para realizar o sonho, ele nunca se concretizará.
f) Estreite os laços de amizade com seus familiares e pessoas que realmente valem a pena.
g) Fale para as pessoas o quanto elas são importantes pra você e comece o ano acreditando que suas metas serão cumpridas.

Faxina pessoal
Autor desconhecido
Estava precisando fazer uma faxina em mim…
Jogar alguns pensamentos indesejados fora, lavar alguns tesouros que andam meio enferrujados…
Então tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais!
Joguei fora alguns sonhos, algumas ilusões…
Papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca dei; joguei fora a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que nunca li.
Olhei para os meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas… e as coloquei num cantinho, bem arrumadinhas.
Fiquei sem paciência!…
Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão: paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste…
Mas lá também havia outras coisas… e belas!!! Um passarinho cantando na minha janela… aquela lua cor de prata, o pôr do sol…
Fui me encantando, olhando para cada uma daquelas lembranças.
Sentei no chão para poder fazer minhas escolhas.
Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou… Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima, pois quase não as uso, e também joguei fora no mesmo instante!
Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que farei com elas, se as esqueço lá mesmo ou se as envio para o lixão.
Aí, fui naquele cantinho, naquela gaveta que a gente guarda tudo o que é mais importante: o amor, a alegria, os sorrisos, um dedinho de fé para os momentos que mais precisamos…
Como foi bom relembrar tudo aquilo!!!
Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, coloquei perfume na esperança, passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixei-as à mostra, para não perdê-las de vista.

Coloquei nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima, as da minha juventude e, pendurado bem à minha frente, coloquei minha capacidade de amar… e principalmente de RECOMEÇAR…

Ivete Raffa
Arte educadora e Pedagoga 
www.iveteraffa.com.br