LEONARDO DA VINCI (1452-1519)

Renascimento

Leonardo da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452, mas há dúvidas sobre o local de seu nascimento: para alguns historiadores, foi numa casa de Anchiano, uma localidade de Vinci, enquanto para outros, foi o próprio lugar de Vinci, situado na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre Florença e Pisa.

Da Vinci foi um dos mais notáveis pintores do Renascimento e possivelmente seu maior gênio, pois era também anatomista, engenheiro, matemático, músico, naturalista, arquiteto e escultor. Por suas idéias científicas terem quase sempre ficado escondidas em cadernos de anotações, foi como artista que obteve reconhecimento de seus contemporâneos.

Assim, Da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), em Florença. Mudou-se para Milão em 1481, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, trabalhou principalmente em Florença e tudo indica que, nesta época, ele tenha pintado a Mona Lisa, sua obra mais famosa. Entre 1506 e 1516, viveu entre Milão e Roma. Convidado por Francisco I, viajou para a França em 1516, vindo a falecer no ano de 1519.