KIMELEKA ANIMAIS DO OCEANO

Os pinguins vivem no Hemisfério Sul, em especial na Antártida. Estão adaptados para viverem em temperatura baixíssimas de até – 50° C

Os pinguins alimentam-se de pequenos peixes, krill e outras formas de vida marinha.

Possuem uma coloração preta e branca, sendo que algumas espécies possuem detalhes em amarelo. Vivem em média, de 25 a 32 anos. Os pinguins não possuem a capacidade de voar, suas asas são atrofiadas, possuindo a função de barbatanas. São ótimos nadadores, podem atingir até 40km/h.

Os caranguejos são crustáceos que possui nas costas uma carapaça protetora. Habitam as regiões litorâneas, sendo que algumas espécies preferem área de mangue.

Os caranguejos alimentam-se de peixes e outras espécies de animais mortos.

As larvas do caranguejo possuem a capacidade de nadar. Possuem uma capacidade enorme de adaptação em qualquer tipo de água, até mesmo em águas sujas e poluídas, conseguem sobreviver dentro e fora da água. Seus dois olhos ficam na extremidade da cabeça.

Os tubarões vivem nos oceanos das partes quentes da Terra. Os tubarões-da-groelândia, porém, vivem nas águas frias do Ártico.

Os tubarões são carnívoros. Algumas espécies, como os tubarões-tigre, comem quase tudo. Os tubarões-baleia se alimentam por filtragem alimentando-se de plâncton.

Os tubarões são míopes. A visão só é capaz de enxergar objetos muito próximos. Em compensação, eles possuem um sistema sensorial chamado “linha lateral”, onde pode perceber a aproximação de um inimigo. Eles vivem em média entre 20 e 45 anos.

Os polvos são moluscos marinhos que possuem 8 tentáculos, sendo que cada um possui duas fileiras de ventosas e vivem no oceano.

Todos os polvos são predadores e alimentam-se de peixes, crustáceos e outros invertebrados, que caçam com os braços e matam com o bico quitinoso.

Ficam boa parte do tempo entre rochas, escondidos dos predadores. Outro recurso para escapar dos predadores é o jato de tinta que soltam, deixando o inimigo temporariamente sem visão. Vivem de forma solitária, procurando o parceiro somente na época da reprodução.

As tartarugas aquáticas vivem praticamente no mundo todo. Muitas vivem no oceano, rios e lagos. As que vivem em água doce ou pântanos são chamadas de cágados.

As tartarugas comem vermes, lesmas, insetos, águas-vivas e moluscos. Muitas tartarugas alimentam-se apenas de plantas. Elas conseguem armazenar alimento sob a forma de gordura e água e podem passar dias ou até semanas sem comer ou beber.

O sangue de tartarugas age como anticongelante, permitindo que ele tolere temperaturas baixas. Todas as tartarugas põem seus ovos em terra. Elas tem uma boa visão, vendo as cores e um forte sentido de cheiro e têm excelente audição e tato. Suas cascas tem sentindo devido a terminações nervosas.

Os golfinhos vivem no oceano, mais próximos à superfície, não sendo comum os mergulhos profundos como em outros cetáceos.

Os golfinhos são caçadores e alimentam-se principalmente de peixe. Muitos deles caçam em grupo e procuram os grandes cardumes de peixes.

Golfinhos são brincalhões natos. Possuem um sistema chamado de ecolocalização, que consiste em emitir sons de alta frequência para obter informações sobre as presas, evitar obstáculos e predadores, ou nadar longas distâncias. Golfinhos são animais extremante inteligentes, seu cérebro só perde em tamanho para o cérebro dos humanos e acredita-se que eles sejam mais evoluídos que os macacos.

× Como podemos te ajudar?