Muitos professores acham que para trabalhar com pintura com lápis com seus alunos, só é possível se tiverem materiais sofisticados, caixas de lápis com 24 ou 36, papel Canson ou Ingres e isto não é verdade. Às vezes as crianças têm a sua disposição lápis preto e papel sulfite…. dá pra ter uma aula de pintura? Com certeza, as crianças podem trabalhar com os tons de cinza ao preto que o lápis proporciona, podem trabalhar com pontilhismo, com pintura com pequenos traços, com pintura de traços entrelaçados, com pintura de luz e sombra ou pintura chapada, enfim, a aula de pintura pode acontecer, só depende de boa vontade.

Exercícios iniciais para pintar – Coordenação motora

a) É importante que a criança se exercite bastante para ter mais segurança ao pintar. Comece com linhas retas e curtas, depois retas contínuas, depois curvas curtas e curvas contínuas.
Exemplo:

Exercícios iniciais para pintar – Controle da pressão na mão / Efeitos

a) Aponte o lápis e inicie o exercício pressionando bastante sobre o papel e, aos poucos, diminua a pressão. Você conseguirá uma pintura em degradee.
Faça na horizontal, vertical e inclinada.

DICAS IMPORTANTES PARA PINTAR – IDADES

  • Fase I – 0 aos 7 anos

Pintura chapada – As crianças pintam preenchendo os espaços. Geralmente se preocupam em pintar somente as figuras desenhadas.

  • Fase II – 8 aos 11 anos

Pintura com luz e sombra simples – Proponha exercícios que as crianças entendam que tudo que está mais próximo do sol ou do ponto de luz, ficará mais claro e, tudo o que estiver mais longe ficará mais escuro.

  •  Fase III – Dos 12 anos em diante

Pintura com luz e sombra com projeção – Nesta fase a criança já fez várias pinturas chapadas, já pintou com luz e sombra simples, portanto poderá ser orientada a pintar com luz e sombra projetada, isto é, o objeto projeta uma sombra no chão ou na parede do lado contrário daquele que a luz está incidindo sobre ele.

DICAS PARA PINTAR

  • Papel 

– Canson – É o tipo ideal de papel para pintar porque a gramatura é bem alta.
– Cartolina – As melhores cartolinas para pintura são as de gramatura mais altas e opacas. Nas brilhantes, o lápis não consegue se fixar com qualidade.
– Color Set – Os melhores são os de gramatura maior e opacos para que o lápis se fixe bem.
– Cartão – Não é bom para pintura pois é muito brilhante e os lápis não se fixam.
– Sulfite – O melhor é o de gramatura 90 porque o de gramatura 75 é muito fino.

  • Lápis preto

– Os lápis possuem minas mais duras (H), intermediárias (F) ou mais macias (B).
Por “H” entende-se “Hard” – mina dura
Por “B” entende-se “Brand” – mina macia
Por ”HB” entende-se “Hard/Brand” – mina de dureza média

Dura                                              Média                                              Macia
8H  7H  6H  5H  4H  3H  2H  H  HB  F  B  2B  3B  4B  5B  6B  &B  8B  9B

  • Lápis de cor

– Mina do lápis – Alguns lápis possuem minas muito duras, isso dificulta o trabalho das crianças uma vez que é necessário mais conhecimento técnico para pintar. As crianças devem pintar com lápis de cor de minas intermediárias ou macias.
– Ponta do lápis – É importante que a criança mantenha a  ponta sempre afiada, se ficar arredondada é capaz de borrar ou dificultar a passagem em áreas menores, ao contrário do sombreado que se pode fazer praticamente um desenho inteiro sem apontar.
– Ação de pintar – Para pintar um desenho é importante passar o lápis com leveza, não coloque força na ação porque poderá marcar a folha.
– Direção – Ensine seus alunos a pintar sempre num sentido só, pode ser o desenho todo ou cada parte num sentido, o que não pode é pintar em vários sentidos na mesma parte. Ex. No jarro pintar um pedaço no sentido horizontal, outro no vertical, outro circular, etc.

  • Erros comuns que as crianças cometem ao pintar

– Contorno em preto – O contorno das figuras com o lápis preto deve ser a última coisa a ser feita e, as crianças, geralmente fazem em primeiro lugar e acabam borrando toda a pintura.
No exemplo abaixo você poderá ver que se o contorno for feito antes da pintura, a tendência é que o lápis colorido ao se “encostar no preto”, traz o  preto pra dentro do desenho borrando todo o trabalho. Sendo assim, o certo é pintar todo o desenho e deixar para passar o preto no final. O contorno de preto serve para realçar o trabalho.

  • Pintura do fundo

– Na pintura de uma paisagem, por exemplo, geralmente as crianças pintam a montanha de marrom, as casas, a praia e o mar e se esquecem do céu. Ao serem perguntadas se não falta mais nada, elas dizem “Ah professora, faltam as nuvens e o sol” e pintam as nuvens de azul e o sol amarelo.
Pergunte a ela se já viajou de uma cidade para outra e se ela viu alguma montanha marrom. Na hora elas vão perceber que as montanhas são cobertas de vegetação, portanto verdes. Peça que olhem para o céu e vejam se as nuvens são azuis. Elas vão ver que o céu é azul e que as nuvens são brancas ou acinzentadas quando carregadas prometendo chuva.
A pintura deve começar pelo último plano, depois o penúltimo…. até o plano que está mais próximo dos nossos olhos.
Depois que todo o desenho está pintado, sombreie com a mesma cor que pintou e com um tom mais forte para realçar mais ainda a pintura. Siga o exemplo de pintura com luz e sombra acima. Não se esqueça que esse tipo de pintura deverá ser ensinado para crianças a partir dos 8 anos, antes disso somente pinturas chapadas.
Faça toda a pintura e, se quiser, contorne de preto por último.

PINTURA COM LÁPIS DE COR – POSSIBILIDADES

a) Pintura com lápis preto nº 02 sobre fundo branco
Consiste em pintar com lápis preto de maneira que os elementos desenhados fiquem mais fortes e o fundo mais claro.

b) Pintura com lápis de cor branco sobre fundo preto (papel color set)
Consiste em utilizar o lápis de cor branco em papéis escuros (preto, vinho, verde musgo, marrom ou roxo). O papel deve ser fosco para que o lápis deslize e a pintura apareça bem.

c) Pintura com lápis de cor – Pontilhismo
O lápis deve estar bem apontado e o desenho não pode ser muito grande porque a criança não tem paciência para desenvolver técnicas que demorem muito.

d) Pintura com lápis de cor – Preenchimento com tracinhos
O lápis precisa estar bem apontado e deve se ter bastante paciência para que o resultado fique bom.

e) Pintura com lápis de cor preto – Preenchimento com linhas
Consiste em preencher todo o desenho com linhas contínuas, curvas, quebradas ou retas.

e) Pintura com lápis de cor preto – Preenchimento com linhas
Consiste em preencher todo o desenho com linhas contínuas, curvas, quebradas ou retas.

f) Pintura com lápis de cor – Linhas trançadas
Esse tipo de pintura começa com linhas paralelas no mesmo sentido, quando tudo estiver preenchido a criança deverá traçar linhas paralelas no sentido oposto (trançando as linhas).

g) Pintura com lápis de cor – Pó de lápis
Aponte o lápis várias vezes e reserve o pó que se solta da mina. Coloque o dedo indicador sobre o pó e pinte o desenho. Troque de cor conforme os elementos do desenho.

h) Pintura com lápis de cor preto sobre fundo branco – Aquarelado
Pinte todo o desenho com lápis de cor aquarelado preto. Alguns lugares mais escuros, outros mais claros. Molhe um cotonete ou pincel em água e passe sobre o trabalho para aquarelar. Uma outra forma de aquarelar é borrifar água sobre o desenho e esperar secar.

i) Pintura com lápis de cor aquarelado
Pinte todo o desenho com lápis aquarelado (várias cores). Passe um pincel úmido sobre o desenho para aquarelar.