Exercícios iniciais para pintar – Coordenação motora

É importante que a criança se exercite bastante para ter mais segurança ao pintar.

a) Faça linhas de apoio, isto é, linhas paralelas onde a criança vai se exercitar.
b) Peça que pegue o Giz de cera e comece a riscar num sentido só (sentido inclinado em relação à linha de apoio). Em alguns momentos pressione mais o giz sobre o papel, em outros, pressione menos. O Giz ficará mais forte, mais claro, mais forte, mais claro.
c) Faça o mesmo exercício no sentido horizontal.
d) Faça linhas continuais iguais, de preferência retas.
e) Faça linhas curvas. Repita-as.
f) Faça o exercício “a” no sentido vertical
g) Faça linhas curvas contínuas e iguais, enfim, proponha vários exercícios de forma que a mão vá se acostumando ao giz de cera.

Exemplo:

a) Pintura com giz de cera – Movimentos horizontais
Deslize o giz de cera na posição horizontal com a cor mais clara, em seguida, passe a cor mais forte com menos pressão na mão. O objetivo é que elas se misturem, não que a mais forte cubra a mais clara.

b) Pintura com giz de cera – Movimentos circulares
Deslize o giz de cera de forma circular. Inicialmente a cor mais clara e, depois a cor mais forte com pouca pressão, para dar o efeito de sombreado.

c) Pintura com giz de cera – Movimentos cruzados
Deslize o giz de cera com movimentos na posição inclinada para direita com a cor mais clara e, em seguida, com a mesma cor, pinte com movimentos inclinados para a a esquerda, trançando a pintura. Proceda da mesma forma com a cor mais forte, com a mesma pressão.

d) Pintura com giz de cera – Movimentos lineares
Deslize o giz de cera com a cor mais clara de baixo para cima (linhas). Em seguida, com a cor mais forte e, com menos pressão, faça os mesmos movimentos.

Dicas para pintar:

a) Papel
– Canson – É o tipo ideal de papel para pintar porque a gramatura é bem alta.
– Cartolina – As melhores cartolinas para pintura são as de gramatura mais altas e opacas. Nas brilhantes, o lápis não consegue se fixar com qualidade.
– Color Set – Os melhores são os de gramatura maior e opacos para que o giz de cera se fixe bem.
– Cartão – Não é bom para pintura pois é muito brilhante e  o giz não se fixa.
– Sulfite – O melhor é o de gramatura 90 porque o de gramatura 75 é muito fino.

b) Giz de cera
Todos os tipos de Giz de cera ajudam a criança  no aprendizado da escrita e no desenvolvimento da coordenação motora. São muito utilizados na Ed. Infantil, nos trabalhos escolares da Ed. Fundamental e nas aulas de Artes. Existem vários tipos de Giz de cera: Curto, Longo, Triangular e o “Meu 1º Giz”, que é um giz excelente para ser utilizado por crianças bem pequenas por ser mais grosso que os demais, facilita a pega e dificilmente se quebra.

c) Ação de pintar – DICAS
– O giz ideal – Quando a criança é bem pequena (Ed. Infantil) deverá ficar livre para experimentar os diferentes tipos de Giz de cera. Ela se adaptará mais ao “Meu 1º Giz” pelo próprio formato dele. Elas também se adaptam muito bem ao Giz de cera Curto e o Giz de cera Triangular pelo formato anatômico que se encaixa na mãozinha dela.

– Direção: Na pré escola as crianças ensine seus alunos a pintar sempre num sentido só, pode ser o desenho todo ou cada parte num sentido.

d) Erros comuns que as crianças cometem ao pintar
– Contorno em preto – O contorno das figuras com o giz de cera preto deve ser a última coisa a ser feita e, as crianças, geralmente fazem em primeiro lugar e acabam borrando toda a pintura.
– Mistura de direção – A criança, às vezes, pinta em vários sentidos num mesmo elemento. Ex: Se, num desenho tiverem várias bexigas, a criança poderá pintar cada uma num sentido diferente, o que não deve fazer é pintar em vários sentidos numa mesma bexiga.
– Contorno de preto – O contorno de preto serve para realçar um desenho e não pode ser feito no início da pintura, sempre no final. No início acaba borrando todo o trabalho.
– Giz de cera apontado – O giz de cera deverá ser apontado sempre que necessário para que não fique uma pintura grosseira.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES – POSSIBILIDADES

  • Pintura com Giz de cera preto sobre fundo branco

Consiste em pintar com giz de cera preto de maneira que os elementos desenhados fiquem mais fortes e o fundo mais claro.

  • Pintura com Giz de cera branco sobre fundo preto (papel color set)

Consiste em utilizar o Giz de cera branco em papéis escuros (preto, vinho, verde musgo, marrom ou roxo). O papel deve ser fosco para que o giz deslize e a pintura apareça bem.

  • Pintura com Giz de cera colorido sobre fundo branco – Cores sobrepostas

Pinte o desenho com movimentos de vai e vem. Cores claras por baixo e, as mais fortes, por cima.

  • Pintura com Giz de cera branco e Guache

Faça o desenho com o Giz de cera branco. Passe Guache da cor que escolher bem líquido. Espere secar. Aparecerá o desenho que foi feito com Giz de cera branco.

  • Pintura com Giz de cera branco sobre lixa
  • Pintura com Giz de cera  – Preenchimento com linhas

A criança poderá preencher com linhas retas ou curvas, símbolos, bolinhas, triângulos, etc. O resultado é uma pintura diferente.

  • Pintura com Giz de cera – Linhas trançadas

Esse tipo de pintura começa com linhas paralelas no mesmo sentido, quando tudo estiver preenchido a criança deverá traçar linhas paralelas no sentido oposto (trançando as linhas).

  • Pintura com Giz de cera – Calcogravura

Base para calcogravura – Sobre um pedaço de papelão  Paraná cole a paisagem feita em partes com papel micro ondulado, lixa ou outro material que tenha textura.
Coloque uma folha de papel Canson sobre essa base e passe o Giz de cera deitado. Conforme o giz de cera vai sendo passado sobre o papel, o desenho vai aparecendo.

  • Pintura com raspas de Giz de cera

Faça o desenho no papel Canson ou cartolina. Coloque raspas de giz de cera , verde nas montanhas, laranja ou amarelo no sol e azul com branco no céu. Coloque outra folha de papel Canson ou cartolina sobre as raspas, pase o ferro morno sobre a folha. Ao esquentar, o giz de cera derrete e o desenho se forma nas duas folhas.

  • Pintura com Giz de cera em tedico – Transfer

Essa técnica consiste em fazer um desenho sobre a lixa, passar giz de cera sobre ele (bem forte).
Coloque a lixa sobre a sacola de lona de maneira que o desenho com o giz de cera fique em contato com a lona.
Passe o ferro quente sobre sobre a lixa. Ao levantar a lixa você perceberá que o desenho foi transferido para a sacola.

Obs .: A utilização do ferro de passar deverá ser feita pelo professor ou pelo aluno com supervisão de um adulto.

Ivete Raffa
Arte educadora e Pedagoga