Nas edições 13 e 21 você encontrará muito mais ideias para trabalhar com seus alunos o “Natal”.

Contextualização do Natal – Datas comemorativas – Edição nº 13

O Natal é uma festa religiosa fundamental em nossa cultura, pois comemora o renascimento da esperança e da fé. É a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. Conhecer o sentido, o significado e as tradições do Natal, ajuda as crianças a reforçarem os laços culturais e também afetivos, percebendo que além dos presentes e brinquedos trocados nessa data, existe toda uma filosofia e simbologia que deve ser conhecida e respeitada.

O Natal é comemorado no dia 25 de dezembro pela Igreja Católica e no dia 07 de janeiro pela Igreja Ortodoxa. Apesar de ser uma comemoração cristã, o Natal é encarado universalmente por pessoas de diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e a solidariedade entre outros.

A celebração do Natal foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano de 354 d.c.  Segundo estudos, a data de 25 de dezembro, não é a data real do nascimento de Jesus. A igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam pela chegada do solstício de Inverno.
Sabe-se que o Natal tem raízes pagãs. Por causa de sua origem não bíblica, no século 17, essa festividade foi proibida na Inglaterra e em algumas colônias americanas. Quem ficasse em casa e não fosse trabalhar no dia de Natal era multado.  Mas os velhos costumes logo voltaram, e alguns novos foram acrescentados.

O Natal voltou a ser um grande feriado religioso em todo o mundo e é comemorado de diferentes maneiras: com enfeites, árvores, presépios, fotos, etc. Veja abaixo alguns símbolos natalinos:

Presépio – Conta a Bíblia que um casal (Maria e José) se encontrava em viagem e depois de muito tempo à procura de um lugar para se albergar, encontraram uma gruta nas imediações de Belém. Jesus nasceu numa manjedoura, numa noite muito fria e foi aquecido pelos animais, Os pastores da região, avisados por um anjo e os reis magos, vindos do Oriente guiados por uma estrela guia, visitaram Jesus e ofereceram ouro, incenso e mirra ao recém-nascido.

Reis Magos – No tempo do Rei Herodes, três Reis Magos chegavam do Oriente a Jerusalém, eram eles: Melchior, que era um ancião, Gaspar, um jovem branco e, Baltazar, um homem de raça negra e barba. Em sua chegada, os Reis Magos anunciaram ao povo de Jerusalém que havia nascido o rei dos judeus em Belém. Os reis foram até o local onde Jesus tinha nascido e lhe ofereceram presentes.

Estrela de Belém – Foi ela que guiou os três Reis Magos até o celeiro onde nasceu Jesus. É usada na ponta da Árvore de Natal ou nos presépios. Quando a estrela possui quatro pontas, ela representa os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Com cinco pontas representa o ser humano: dois braços, duas pernas e a cabeça. Com seis pontas significa a paz e com sete pontas amor e fraternidade. As estrelas significam luz permanente, alegrias, guia, espiritualidade, ideias, entre outras coisas.

Sinos –  Os sinos emitem sons agradáveis que são ouvidos à distância. Geralmente são tocados em ocasiões festivas.   Quando os sinos são tocas no Natal, nos lembram o fato de termos um Salvador que se fez homem, habitou entre nós e partiu deixando sua mensagem de amor e paz.
Panetone – Espécie de pão recheado com frutas secas, chocolate e castanhas. No Brasil, a tradição começou a se expandir depois da Segunda Guerra Mundial, quando imigrantes italianos resolveram fazer o mesmo panetone consumido por eles na Itália na época do Natal.

Anjo – O anjo ocupa a parte superior do presépio. Representa Gabriel, o anjo da Anunciação que levou a mensagem do nascimento de Jesus a Maria.

Luzes – Cintilam nas árvores e decorações de casas e estabelecimentos comerciais simbolizando o fogo da vida eterna e saúdam a festa do sol, a vinda de uma nova era.

Velas –  Elas simbolizam Cristo, a luz do mundo. A chama cintila, envolve, atrai e ilumina nosso ser. Elas tem se transformado em um dos símbolos mais conhecidos do nascimento do menino Jesus tornando-se assim uma das partes fundamentais em todas as decorações natalinas.

Guirlanda – A guirlanda representa a integração do homem com a natureza, num sentido de vitória mútua. A guirlanda em formato redondo representa a mandala, um diagrama em círculo que simboliza a vida eterna e a paz. Ela é sinal de esperança e vida.

Árvore de Natal – Dizem que um camponês, olhando para o céu, através de alguns pinheiros, viu-o intensamente estrelado parecendo um colar de diamantes sobre a copa das árvores. O encantamento foi tanto que resolveu arrancar um galho e levar para casa. Colocou num vaso com terra….

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Objetivos:
a) Confeccionar diferentes enfeites com técnicas e materiais diversos para decorar a escola para a chegada do Natal.
b) Durante a elaboração dos enfeites trabalhar a criatividade e os sentimentos que a data traz a tona.

1) Enfeites de porta ou parede

Materiais: EVA (várias cores), fita dourada, Acricor Cola Relevo Mettalic, Glitter e Brilliant, Tinta Confetti, Cola de EVA, Giz de cera triangular, Marcador permanente vermelho, Tinta Acrílica, Cola branca, Textura Criativa, papelão, papel fantasia, pincel e tesoura.

Modo de fazer : Papai Noel / Bota / Estrela
a) Risque a bota, a estrela e o Papai Noel em cartolina. Transfira todas as partes para o EVA e recorte.
b) Pinte a bota, a estrela e as partes brancas do Papai Noel  com a Tinta Confetti. Espere secar.
c) Cole as partes da bota e do Papai Noel com Cola de EVA. Depois de tudo seco faça os olhinhos do dele com Acricor Cola Relevo Brilliant preta e branca, assim como os acabamentos (pespontos) em toda a volta dos enfeites. Esse processo realça o trabalho.
d) Com Acricor Cola Relevo Brilliant vermelha ou Marcador permanente vermelho, escreva “Feliz Natal” na estrela.
e) Cole os enfeites sobre uma fita dourada deixando um pedaço na parte superior (alça) e outro na inferior. Finalize colando lacinhos de fita.

Modo de fazer : Vela / Estrela e Bota
a) Risque a bota, a estrela, a vela, o laço e as folhas em cartolina. Transfira todas as partes para o EVA e recorte.
b) Pinte o laço com Giz de cera triangular.
c) Cole as partes da bota e da vela com Cola para EVA e Isopor.
d) Com Acricor Cola Relevo Brilliant, Glitter ou Metálica faça o acabamento (pespontos) em toda a volta dos enfeites.
e) Junte os enfeites colando-os sobre uma fita. Deixe uma sobra na parte superior para fazer a alcinha para pendurar.

Modo de fazer : Ovais com papel fantasia
a) Recorte em papelão (caixa de camisa) 6 ovais. Pinte-as com Tinta Acrílica e Textura colorida.
b) Recorte motivos natalinos do papel fantasia. Cole-os em três ovais de papelão.
c) Faça pontinhos nos contornos das figuras com Acricor Cola Relevo Metallic.
d) Passe um fio unindo as três ovais, deixando um espaço entre elas.
e) Cole as ovais por trás para dar acabamento.
f) Esses enfeites podem ser pendurados como móbiles uma vez que possuem acabamento dos dois lados.

2) Porta cartões natalinos com prendedores de roupas.

Materiais:
EVA (várias cores)
Prendedores de roupas
Tinta PVA
Tinta Acrílica fosca branca
Tinta Confetti
Acricor Cola Relevo
Cola de EVA
Marcador permanente preto
Pincel
Tesoura

Modo de fazer: Papai Noel, Boneco de Neve, Árvore de Natal
a) Risque o Papai Noel, o Boneco de Neve e a Árvore de Natal em cartolina. Transfira todas as partes para o EVA nas cores correspondentes e recorte.
b) Papai Noel – Pinte com Tinta Confetti  que dá brilho, a barba e o bigode do Papai Noel. Cole sobre um Papai Noel inteiro feito em EVA vermelho, o círculo (rosto) e por cima dele, a barba, bigode, nariz e enfeite do chapéu. Com Marcador permanente preto faça os olhos, Finalize com Acricor Cola Relevo branca. Pinte o prendedor de roupas com a Tinta PVA vermelha, faça pontinhos com a Acricor Cola Relevo branca. Cole o Papai Noel sobre o prendedor.
c) Boneco de Neve – Proceda da mesma forma que fez o Papai Noel. Cole as partes sobre uma base. Na cartola, pinte as lateriais de fora para dentro com Tinta Acrílica fosca branca.
d) Árvore de Natal – Faça da mesma maneira que fez o Papai Noel. Dê acabamento com Acricor Cola Relevo.

3) Papai Noel  – Enfeite natalino

Materiais:
EVA (bege e vermelho)
Feltro branco e bege
Acricor Cola Relevo Relevo Brilliant preta e branca
Cola de EVA
Tesoura
Pincel

Modo de fazer:
a) Risque o Papai Noel na cartolina. Transfira todas as partes para o EVA nas cores correspondentes e recorte. Corte a barba e o bigode no feltro branco.
b) Cole as partes utilizando a Cola para EVA e Isopor.
c) Faça pontinhos com Acricor Cola Relevo nas bordas das partes.
d) Cole um palito por trás do Papai Noel e espete num panetone, num pão, num bolo ou numa planta.

4) Guirlanda de papelão

Materiais:
Papelão
Base Acrílica para Artesanato
Tinta Acrílica fosca verde, branca, vermelha e bege
Big Canetas Hidrográficas (preta)
EVA (bege e vermelho)
Feltro branco e bege
Acricor Cola Relevo Mettalic e Glitter
Cola branca
Tinta Confetti
Olhinhos móveis
Fitas
Bolinhas
Tesoura

Modo de fazer:
a) Corte um aro de + ou – 22 cm de diâmetro e 03 cm de largura no papelão. Corte 06 corações e um Papai Noel (partes).
b) Pinte com a Base Acrílica para Artesanato. Depois de seco, pinte os corações de vermelho, o aro de verde, o rosto do Papai Noel de bege, gorro vermelho, barbas e bigode brancos.
c) Com a Big Caneta Hidrográfica preta faça a decoração dos corações. Finalize com pontos de Acricor Cola Relevo.
d) Monte o Papai Noel colando o gorro sobre o rosto, em seguida a barba, bigode e nariz. Cole os olhinhos móveis.
e) Realce as partes da guirlanda e do Papai Noel com Tinta Confetti e Acricor Cola Relevo. Finalize com lacinhos de fita, bolinhas, etc.
5) Vela decorada

Materiais:
Vela
Fitas
Cola colorida
Cola branca
Tampinha plástica
Cola quente

Modo de fazer:
a) Decore uma vela branca com Cola colorida. Espere secar.
b) Cole com cola branca um pedaço de fita na parte superior da vela e outra na parte inferior.
c) Cole a vela com cola quente sobre a tampinha plástica. Finalize colando um laço na parte inferior da vela.

6) Vidro decorado – “Água que brilha”

Materiais:
Vidro com tampa
Enfeite de resina
Lantejoulas
Glitter
Festão natalino
Fita
Acricor Cola Relevo
Água
Cola quente

Modo de fazer:
a) Com cola quente, cole o enfeite de resina na tampa do vidro pelo lado de dentro.  Coloque água no vidro e junte glitter + lantejoulas.
b) Feche bem a tampa vedando com cola quente. Coloque o festão natalino para dar bom acabamento. Decore com Acricor Cola Relevo.
c) Toda vez que a criança virar o vidro (o enfeite ficará de ponta cabeça), ela verá o glitter e as lantejoulas se deslocando na água. Essa movimentação da “água que brilha” faz com que a criança fique encantada.

7) Boneco de neve e pinguim

Materiais:
Bolinhas de isopor de tamanhos diferentes
EVA
Acricor Cola Relevo
Cola para EVA e isopor
Fita fina
Botões pequenos
Olhos móveis
Palitos de dentes
EVA
Tesoura

Modo de fazer:
a) Junte as duas bolinhas com a Cola para Eva e isopor. Depois de seco, pinte o pinguim com Acricor Cola Relevo preta.
b) Recorte no EVA os pés do pinguim, do boneco de neve e as partes do chapéu. Monte o chapéu com a Cola de EVA. Cole sobre a cabeça do boneco com a mesma cola.
c) Pinte a ponta do palito de dentes, quebre e espete na cabeça (nariz). Faça detalhes com Acricor Cola Relevo Brilliant e cole os olhinhos móveis. Finalize com fitas, botões e Acricor Cola Relevo.

8) CDs decorados

Materiais:
CDs
Acricor Cola Relevo Mettalic, glitter e Brilliant
Laços de fita
Fitilho

Modo de fazer:
a) Decore os CDs com motivos natalinos. Cole uma alça por trás do CD para pendurar. Finalize com um laço de fita.