EDIÇÃO 15

Artes plásticas II

Artes plásticas – Modalidade 2 – Recortar e colar

Porque trabalhar com as crianças com atividades de recortar e colar?Na fase inicial da aprendizagem, as crianças precisam ser estimuladas de várias maneiras para que se desenvolvam satisfatoriamente e, uma delas é propor que recortem e colem das mais diferentes formas.

Antes dos 4 anos, é desaconselhável o uso da tesoura para trabalhos de recorte. É necessário planejar atividades para desenvolver a coordenação motora fina que antecedem o uso da tesoura.

Estimulação dos dedos

Sugestões para estimular os movimentos dos dedos:
– Estalar os dedos, entrelaçar, brincar de tocar instrumentos (piano, guitarra e outros).
– Rasgar papéis com os dedos. Pintar com os dedos.
– Dobrar papéis (origami). Atividades com alinhavos.

Estimulação das mãos

– Estimule os movimentos das mãos, sem que os braços façam o mesmo, eles ficam como “suporte”.
Sugestões para estimular as mãos:
– Apertar uma bolinha ou objeto e soltar, apertar e soltar…
– Bater palmas em diferentes ritmos e intensidades.
– Amassar papéis, fazer bolinhas de papel.
– Brincar com massinhas – modelar.

Fases do Recorte e Colagem:

– Fase celular: A criança recorta e cola de qualquer maneira, sem intenção de formar cenas. Gosta de ter material variado. Nesta fase, a professora deverá intervir quanto ao uso correto da tesoura (cuidado para não cortar os dedos) e o uso da cola (controlar a quantidade utilizada). Ainda não nomeia suas produções.

– Fase das formas isoladas: Ela não dá forma definida ao recorte, mistura o que recorta, mas já está enriquecendo sua experiência. A professora deverá oferecer materiais variados para enriquecer a colagem: barbante, lã, canudinho, algodão, paetês, tecido, etc. Às vezes, consegue nomear suas produções.

– Fase da cena simples: a criança recorta tirinhas e cola para armar um esboço simples. Deixa quase sempre uma área vazia. É uma fase sem proporção. Já consegue nomear sua produção (exemplo: um barco).

– Fase da cena completa: a criança usa as tirinhas, geralmente faz a “linha de base” (o “chão” que aparece também em seu desenho), usa formas variadas para compor sua produção (recorta intencionalmente). Percebe-se uma cena. Nomeia e explica sua produção (exemplo: um barco navegando no rio).

O professor deve observar como a criança segura a tesoura (o canhoto necessita de tesoura adaptada às suas necessidades), como manuseia o papel (ou outro material para corte) e como utiliza a cola. A partir dessas observações deve fazer as intervenções necessárias.
Nunca se ausentar do local onde as crianças estejam utilizando tesoura e cola. Ter atenção aos materiais que serão manuseados, exemplo: não oferecer botões e objetos pequenos que possam ser engolidos pelas crianças. Se necessário, redigir um combinado do que “pode e não pode” fazer no recorte e colagem. Cuidado para que eles não cortem cabelos e roupas deles ou dos colegas.
Ao utilizar a tesoura, a criança desenvolve o uso bilateral das mãos: mão dominante corta e a outra dá suporte ao papel.
Para auxiliar o uso da tesoura, o professor deverá planejar atividades de recorte na qual a criança use a tesoura em movimento para frente (linhas retas), direção lateral da tesoura (esquerda / direita), corta figuras geométricas simples (quadrado, triângulo e círculo), corta figuras complexas e corta material que não seja papel (tecidos como o TNT são fáceis de cortar).
É difícil para uma criança visualizar o “contorno” de uma imagem colorida impressa (como nas revistas), ela acaba cortando algum pedaço… Para isso, a professora deverá contornar com canetinha e pedir que a criança corte.

Ao cortar seguindo o contorno, a criança perceberá os detalhes sem se preocupar em cortar o rabo ou as orelhas do cachorro. Aos poucos, a criança não necessitará deste contorno.

Outra sugestão: recortar figuras em revistas (não mais utilizadas), colar em papel branco e compor cena usando lápis cera, lápis de cor ou caneta hidrocor. Em rostos grandes, separe olhos, boca, nariz, orelhas e componha novos rostos numa base de  papel.

Fonte: Ivanise Meyer – baudeideiasdaivanise.blogspot.com

Materiais utilizados nesta modalidade:

  • Papéis: Cartolina, Conson, Color set, laminado, sulfite, micro-ondulado, papelão, cartão, fantasia etc.
  • Tecidos: brim, juta, TNT e outros.
  • Outros: grãos, canudos, palitos, barbante, areia, etc.
  • Colas: Cola branca, Cola transparente, cola bastão, cola quente (somente recomendada para Ed. Fundamental II com supervisão direta do professor).
  • Outros: Fita dupla face, durex, fita adesiva, grampeadores, etc.

Sugestões de atividades de recorte e colagem:

As sugestões estão na “Oficina de Recorte e Colagem” nesta edição.

Fonte:  Artes Plásticas – Primeiros Passos – Autoras: Ivete Raffa e Márcia Regina da Silva – Editora Giracor

Aviso:  Nas edições seguintes serão abordadas as demais Modalidades das Artes Plásticas: Impressão, Tridimensão e Pintura.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
www.iveteraffa.com.br