EDIÇÃO 12

A cor faz parte da nossa vida

Você já imaginou a sua vida, se tudo o que estivesse ao seu redor não fosse colorido? Parece incrível, mas as cores estão à nossa volta de maneira tão forte que só percebemos a importância delas quando entramos num local escuro ou quando assistimos a um filme preto e branco, quando vemos um livro todo ilustrado em preto e branco, enfim, tudo que nos cerca é colorido e podemos dizer que as cores fazem toda a diferença em nossas vidas, inclusive interfere nos nossos sentimentos e no nosso dia a dia.
As cores interferem até no nosso humor, sendo assim, devemos ficar atentos a elas nos ambientes onde ficamos. As cores quentes (todos os tons de vermelho, laranja e amarelo) tornam o ambiente visualmente menor e faz com que as pessoas que estejam nesse ambiente fiquem mais eufóricos, alegres e, às vezes, muito irritadas. As cores frias (todos os tons de azul, verde e roxo) ampliam o ambiente e provocam nas pessoas uma sensação de paz, tranquilidade e, às vezes, monotonia e tristeza.
As cores tem peso. Quanto mais escuras, mais pesadas, já as cores claras dão a sensação de leveza e, se usarmos por muito tempo, a tendência é ficarmos oprimidos. O uso de cores alegres juntas, ao invés de tornar o ambiente mais vivo, pode causar confusão visual. O ideal portanto, é que usemos um equilíbrio de cores, isso torna o ambiente mais saudável, mais agradável e mais aconchegante.
Quando temos dúvida entre quais cores usar, o ideal é optar por uma só e trabalhar com vários matizes dela. Se achar que ficou monótono, basta usar alguns detalhes em cores contrastantes, isso é um truque que dá mais vida ao ambiente, a roupa, a pintura, etc.
Numa pintura, o pintor geralmente faz vários rascunhos antes de começar a espalhar as tintas sobre a tela. As tintas e o pincel é que farão com que a obra tenha os efeitos de luz, cor e forma. Vários temas podem ser pintados num quadro: uma paisagem, um objeto, uma pessoa ou qualquer outra coisa que inspire o pintor, ou ainda pode ser apenas uma mistura de cores na tela, de acordo com a criatividade do artista. De qualquer modo, quando o pincel molhado de tinta toca a tela, ele ao mesmo tempo traz uma cor e determina uma forma: um pingo, um risco, uma curva.
Quantas cores existem? Impossível dizer… Mas todas as cores que existem são feitas com a mistura de apenas três cores: vermelho, azul e amarelo, as chamadas cores primárias. Através das cores utilizadas pode-se passar a sensação de frio, calor, alegria, tristeza, etc.
Falando das cores com os alunos
a) Promova uma discussão com os alunos sobre a importância e a presença das cores em nossa vida. Lembre-os que as cores estão presentes nas roupas, frutas, casas, objetos, propaganda, televisão e outros.
b) Fale sobre a cor como elemento de expressão em desenhos, pinturas, fotografias e filmes.
c) Associe as cores aos sentimentos. Pergunte a eles que cor cada um acredita que representa a saudade, o amor, a tristeza ou a felicidade.
d) Apresente aos alunos algumas imagens de pinturas e questione-os sobre como elas seriam se, ao invés de serem coloridas, fossem em preto e branco.
e) Ao som de uma música, peça aos alunos que se expressem em preto e branco e, sem seguida, coloque outra música e peça que se expressem com cores.
Converse sobre o que acharam da atividade.

“Paisagem rural” – Tarsila do Amaral – 1925

“Paisagem rural” – Tarsila do Amaral – 1971

“Viela” – Leonid Afremov – Rússia – 2004

“Viela” – Leonid Afremov – Rússia – 2004