EDIÇÃO 11

Arte ou Artesanato?

O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.

As pessoas se apropriam da própria cultura para produzirem objetos cujo objetivo, na maioria das vezes, é a venda. Sendo assim, o artesão faz repetitivamente objetos, uma vez que possui habilidades para tal e o produto de seu trabalho está diretamente ligado à questão da tradição do país. Os artesãos passam seu conhecimento para os filhos, para os netos e, dessa forma vão mantendo viva a técnica, criando novas peças e, às vezes, diversificando os materiais utilizados.

Hoje, o artesanato é utilizado também como terapia, como atividade contra o stress do dia a dia, como lazer, de forma lúdica ou para tratamento psíquico. Quando fazemos artesanato não temos a preocupação ou a intenção de trabalhar os conteúdos das artes plásticas como pontos, linhas, formas, texturas, cores, sobreposição, perspectiva e outros. Busca-se a beleza, a funcionalidade e, quase sempre, o retorno financeiro.

A Arte se apropria da mesma cultura mas usa esta linguagem de uma outra maneira, como forma de expressão. A cultura de um povo é que vai mostrar sua Arte, ou seja, a Arte retrata a cultura dentro do momento histórico em que está sendo produzida.

A diferenciação entre Arte e Artesanato dá-se então na forma como que se apropriam da cultura. A linguagem utilizada é que fará a diferença.

Arte-educação e Artesanato na ESCOLA

Apesar da arte estar muito ligada ao artesanato e o artesanato muito ligado à arte, na escola, o enfoque é bem diferente.

Na sala de aula as aulas de Artes devem contemplar as quatro linguagens (Dança, Música, Teatro e Artes Plásticas ou Visuais) e sempre devem trazer conhecimento ao aluno: histórico cultural, técnicas e conteúdos de arte, relembrando os já conhecidos e inserindo conteúdos novos. Devem também desenvolver a criatividade e a própria expressão artística. Para que isso fique mais claro veja o exemplo abaixo:

  1. Aula de artesanato em pintura (tema – flor): Modalidade 01 – Artesanato direcionado

    – É dado um molde ou um risco do desenho para que seja transferido para a base (caixinha de madeira, por exemplo) e os alunos seguirão os passos propostos pela professora, exemplo:

    . Pinte o fundo de azul
    . Pinte todas as pétalas de vermelho e o miolo de amarelo.
    . Pinte as folhas de verde

    – Ao final, todos os alunos terão o mesmo resultado final. Os alunos tinham o mesmo desenho e todos pintaram com as mesmas cores.

    Observação: Em alguns casos é colocado um trabalho pronto como modelo.

    Modalidade 02 – Artesanato livre

– A professora proporá que os alunos pintem uma caixinha de madeira, por exemplo. Eles pintarão o fundo da cor que quiserem e farão a “decoração” da caixinha livremente. Não houve um estudo inicial sobre um determinado tema ou assunto, cada criança faz o que quer ou segue um modelo proposto. Às vezes desenvolvem a atividade para presentear as mães ou pais nas datas comemorativas.

Observação: No artesanato não há a intenção de reforçar conteúdos aprendidos ou de aprender novos, cada um se expressa livremente.

  • Aula de arte educação em pintura (tema – flor) – caixinha de madeira:. Relembre as quatro estações do ano.
    . Converse sobre a germinação das plantas e as partes dela (raiz, caule, folhas, frutos e flores).
    . Peça às crianças que observem as plantas e questione:
    . Todas as plantas ficam do mesmo tamanho? Tem o mesmo formato?
    . Como são as folhas? Todas as plantas florescem? Como são as flores? São separadas? Em cachos? Pencas? Qual o formato das flores? São achatadas? Possuem volume? Quantas pétalas possuem? Todas têm o mesmo número de pétalas? E as cores? Apresentam apenas uma cor ou várias cores na mesma flor?
    . Mostre obras (pinturas) de artistas que retrataram flores.
    . Escolha uma obra e faça a leitura formal e interpretativa.

– A partir do momento que o assunto foi discutido, as diferentes imagens fazem parte do repertório da criança, é a hora que desafiá-los a criar. Pode-se pedir que cada um desenhe uma flor inspirada em alguma flor que conheça, obra de arte ou imagem ou que crie uma flor inédita.

– Peça que pintem. A sugestão poderá ser para que pintem com as cores quentes, ou frias, ou com monocromia (vários tons de uma mesma cor), policromia (todas as cores, preto e branco, etc. Pode-se pedir que definam um ponto de luz no trabalho e pintem com luz e sombra (veja os passos da pintura no Manual III, página 09).

– Sugira que experimentem diferentes materiais. Pode-se aproveitar para ensinar uma técnica de pintura, recorte e colagem, textura, etc. – Ao final, junte todos os trabalhos, relembre a atividade desde o início e converse com seus alunos sobre o que aprenderam, sobre os conteúdos presentes na atividade, etc.

Na arte educação existe o objetivo de estar sempre relembrando conteúdos, aprendendo novos e desafiando os alunos à criação, à expressão própria, nunca à cópia. Os resultados serão todos diferentes, uma vez que cada criança tem um olhar e um jeito diferente de se expressar.

  1. Sistematização da aprendizagem
    1. Qual a Linguagem da Arte foi trabalhada na atividade acima?

      (    ) Música
      (    ) Dança
      (    ) Teatro
      ( x ) Artes Plásticas e visuais

    2. Qual modalidade foi trabalhada na atividade acima?

      ( x ) Desenho
      (    ) Recorte e Colagem
      (    ) Impressão
      (    ) Tridimensão
      ( x ) Pintura

    3. Quais as técnicas trabalhadas?

      Resp: Desenho simples e pintura chapada ou pintura com luz e sombra ou pintura com textura, etc.

    4. Quais os conteúdos de artes foram trabalhados?

      Resp: Linhas, formas, cores, composição, harmonia, equilíbrio, história da arte e outros.