18 de Abril – “Dia do livro infantil”

No Brasil ocorreram tres fases relacionadas à edição de livros:

  1. 1ª fase  – Começa com a chegada de Dom João VI, em 1.808, que imediatamente criou a imprensa régia e consequentemente também im público leitor. De início, na Corte, e depois nas províncias.Um público sedento de obras técnicas (direito economia, medicina, botânica, filosofia…), romances, peças dramáticas, textos populares, etc. As tipografias se multiplicaram por todo o império, espelhando a demanda do mercado. E a partir da metado do século XIX, alguns europeus começaram a se instalar no Brasil e a fundar casas editoras.
  2. 2ª fase – Ocorreu com a dificuldade de comunicação entre o Brasil e a Europa, no decorrer, e também, logo após a Primeira Guerra Mundial. Nesse período, a indústria editorial brasileira se firmou, conseguindo se libertar das amarras do mercado europeu. O escritor do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, Monteiro Lobato, traduz o espírito desse tempo, ao dizer: “Um país e faz com homens e livros”.
  3. 3ª fase – Acontece quando o filólogo Antonio Houaiss, a apartir da década de 60, serve de ponte entre a editoração amadorística e a editoração profissional das casas editoras. A consequência lógica são os cursos de editoração gráfica que começam a surgir, nos anos 70, e permanecem até hoje.

Vivendo a era da informática, nos perguntamos: qual será o futuro do livro na era digital? Alguns acreditam que as publicações da forma como as conhecemos irão acabar, outros acreditam que não, que tanto as edições impressas  quanto as eletrônicas vão viver lado a lado, sendo apenas uma questão de escolha do leitor.

A leitura e literatura infantil na formação das crianças e jovens

Entre os oito e treze anos de idade  é que as crianças revelam maior interesse pela leitura. O estudioso Richard Bamberger reforça a idéia de que é importante habituar a criança às palavras. “Se conseguirmos fazer com que a criança tenha sistematicamente uma experiência positiva com a linguagem, estaremos promovendo o seu desenvolvimento como ser humano.”

Muitas pesquisas mostram a importância de se incluir o livro no dia-a-dia da criança. Bamberger afirma que, comparada ao cinema, ao rádio e à televisão, a leitura tem vantagens únicas.  A criança lê onde e quando mais lhe convém, no ritmo que mais lhe agrada, podendo retardar ou apressar a leitura; interrompe-la, reler ou parar para refletir.

Essa flexibilidade garante o interesse continuo pela leitura, tanto em relação à educação quanto ao entretenimento e, podemos, dizer que a criança acostumada  ler é uma criança mais ativa, mais criativa e sonhadora.

Hoje os livrinhos infantis são muito mais atraentes por vários motivos:

  1. As letras são maiores e recheadas de honomatopéias e as histórias apaixonantes.
  2. As ilustrações são mais coloridas, feitas com diferentes técnicas: pinturas, massinhas, bordados ou outros materiais.
  3. Alguns livrinhos infantis são tridimensionais, quando abrimos formam-se castelos, florestas, jardins ou outros contextos.
  4. Alguns livros infantis sugerem que a criança crie o final da história e, numa classe, aparecem mais de vinte finais diferentes.

Hoje existem livrinhos que são apresentados às crianças a partir de um aninho de idade, são livrinhos somente com ilustrações, outros são de tecido, outros infláveis, enfim, a literatura infantil, atualmente, está muito diversificada e convidativa para que s crianças entrem no mundo da fantasia.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Cada criança contará sua história através da confecção de um livrinho infantil

Objetivos:

a) Proporcionar às crianças o conhecimento de diferentes tipos de livros e textos (didáticos, paradidáticos, científicos, técnicos e outros).
b) Despertar na criança o gosto pela leitura e o envolvimento no mundo da fantasia.
c) Cada criança deverá confeccionar um livrinho contando a própria história desde o nascimento até a fase atual.

Livro 1

Livro 2

Material:

Cartolina branca
Tesoura
Lápis de cor Acrilex
Acricor Cola Relevo Metállic e Glytter
Big canetas hidrográficas Acrilex
Cola
Grampeador

Modo de fazer:

  1. Cada criança deverá escrever a própria história. Onde nasceu, quem são os pais, os irmãos, os amigos, onde passava as férias, qual o animal de estimação, do que gosta de brincar, etc.
  2. Dividir a história em partes (frases).
  3. Fazer um desenho (trem, fusquinha, flor, mão, etc).
  4. Recortar esse molde várias vezes de maneira que uma parte será a capa do livrinho, cada uma das outras será uma parte da história e a última a contra capa.
  5. Escrever nas partes internas as frases do texto criado.
  6. Fazer desenhos relativos às frases e pintar com lápis de cor. Criar texturas com Acricor Cola Relevo.
  7. Pintar a capa com Lápis de cor e criar texturas com Acricor Cola Relevo.
  8. Colar uma foto na parte central da capa.
  9. Na contra capa colocar o nome, idade ou outros dados que queira colocar.
  10. Juntar todas as partes e grampear.