EDIÇÃO 23

Arte, Arte educação e Arteterapia

Arte – A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para se comunicar.

Arte educação – É o trabalho desenvolvido pelos profissionais (prof. de Artes) com as quatro linguagens (Música, Dança, Teatro e Artes Plásticas) e suas mais diferentes modalidades, trabalhando sempre com a metodologia triangular (conhecer, fazer e apreciar).
Uma aula de Artes bem direcionada começa com o conhecimento do assunto seja uma pintura, uma escultura, uma data comemorativa, um tema, etc.
A partir do momento que a criança se intera do que está sendo estudado, tem condições de criar sua própria arte e apreciá-la.
Ela vai esboçar o que vai fazer e escolher o material que será utilizado. Algumas crianças conseguem se expressar melhor com o giz de cera, outras com as tintas, outras com papel, tesoura e cola, outras com os sons, etc.
Os materiais podem mobilizar emoções e sentimentos diferenciados de criança para criança, portanto quando se trabalha com criação é importante oferecer às crianças diferentes materiais para que ela possa escolher aquele que mais lhe agrade.
Nas atividades artísticas (Artes Plásticas) são utilizados materiais que auxiliam na coordenação motora fina e intelectual. A criança, ao desenvolver essas atividades explora a atenção, a concentração e o contato com a realidade. Elas podem acontecer através dos desenhos, atividades de recorte e colagem, pintura, tridimensionalidade e impressão.
Arteterapia – É o uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas onde as escolhas e procedimentos dos indivíduos são consideradas elementos que retratam o seu mundo interior.   É considerada a forma de expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É importante que a cada atividade artística que a criança desenvolve com o arteterapeuta, seja verbalizada e compreendida por ela, só assim ele passará para a próxima etapa. Dessa forma, ela vai se conhecendo melhor, resolvendo seus conflitos internos e resgatando o próprio potencial criativo.
Traçando um paralelo entre a Arte educação e Arteterapia

Desenho pronto + Pintura
Arte educação
– Desenho pronto (xerocado ou mimeografado) – A criança não tem o trabalho de desenhar, ela recebe o desenho pronto e só vai preencher os espaços com giz de cera, lápis de cor ou tinta. Esse tipo de atividade não desenvolve a criança intelectualmente, muito pelo contrário, a criança cresce sendo tarefeira somente.

Arteterapia
– O terapeuta se utiliza desse tipo de desenho para verificar a paciência da criança, a atenção e o grau de submissão que possui.

Desenho – cópia + Pintura
Arte educação
– Nas atividades de desenho onde se solicita à criança a cópia, a criança vai tentar reproduzir a realidade tal como ela é, ela fica com medo de errar. Às vezes pode se tornar insegura nas aulas de artes e, consequentemente, terá dificuldades de direcionar a própria vida. Geralmente até as cores são as mesmas do original.

Arteterapia
– A criança mostra o grau de atenção e observação que ela possui. O que ela consegue captar ao olhar algo e o que é importante aos seus olhos. Ela revela o que vê de importante naquilo que está sendo observado e tenta imitar o máximo possível o modelo.

Desenho – livre + Pintura
Arte educação
– No desenho livre, a criança entra em contato com sua realidade interna e “viaja” nos seus desenhos. Às vezes se contenta com o desenho a ponto de não querer pintar.

Arteterapia
– A criança deixa fluir as emoções que estão a ponto de emergir, basta ter oportunidade para isso. Esses desenhos, assim como as pinturas livres, vão mostrar o grau de maturidade, a  liberdade que ela tem e como a confiança em si mesma.

Desenho de criação + Pintura
Arte educação
– No desenho onde a criança estuda um assunto ou tema, ela é estimulada a fazer seu próprio desenho, a criar. Ela observa uma ou mais imagens e cria a sua própria obra inspirada no que viu.

Arteterapia
– Ao criar um desenho a criança está exercitando seu “eu interior” para resolver uma situação que lhe foi solicitada. Isso faz com que a criança aprenda a resolver os problemas que lhe apareçam, sejam mais atentas, rápidas de pensamento e organizadas.

Modelagem
Arte educação
– Nas atividades de modelagem a criança entra em contato com o volume, com a tridimensionalidade e trabalha a coordenação motora. A criação pode ser livre ou dirigida, o importante é entender as possibilidades que a argila, o biscuit, o papel machê ou as massinhas podem oferecer para a criação e a aprendizagem.

Arteterapia
– A atividade de modelar é calmante e pode favorecer o relaxamento, a libertação de tensões, fadigas e depressões. Pode se usar a argila ou o papel machê, mas, com crianças, trabalhar com massinhas proporciona muito mais resultados pois elas são coloridas, macias e fáceis de manusear.

Recorte e Colagem
Arte educação
– A criança se expressa de diferentes maneiras recortando e colando revistas, jornais, papéis coloridos, grãos, serragem, tecidos, etc. Ela vai desenvolvendo as atividades propostas, trabalhando com cores, texturas, linhas, formas, sobreposição, entre outros.

Arteterapia
– Ao desenvolver uma atividade de recorte e colagem proposta pelo terapeuta a  criança planeja, analisa, fica atenta, concentrada, precisa de paciência e de organização. O terapeuta vai inserindo as atividades de acordo com a necessidade da criança na busca de direcioná-la a estruturação emocional.

Construção / Sucata
Arte educação
– Trabalhar com construção em arte educação é muito importante pois faz com que a criança trabalhe com a tridimensionalidade o tempo todo. Se ela trabalhar com sucatas, por exemplo, terá que observar, combinar, imaginar, juntar, etc. Irá trabalhar e desenvolver noções de peso, proporção, tamanho, forma, posição, espaço, comprimento, largura e volume entre outros. Depois de criada, a obra poderá ser vista de diferentes ângulos e distâncias.

Arteterapia
– Ao trabalhar com construção de algo, a criança estará mostrando seu grau de equilíbrio interior e, à medida que vai construindo, vai se estruturando emocionalmente através de erros e acertos e  se reorganizando internamente. Através do lúdico, se autoconhecendo, se conscientizando da sua importância como ser humano no meio em que vive.

Arte educação
– O professor acompanhará o desenvolvimento criativo de seu aluno, assim como, seu aprendizado artístico. Ele vai compondo seu mundo estético, simbólico e criativo. As atividades propostas terão sempre o objetivo de aprendizagem, desenvolvimento motor e emocional.

Arteterapia
– O terapeuta, através das atividades artísticas, conhece melhor seu paciente (criança) e, sutilmente, vai corrigindo o comportamento, desbloqueando seus medos e ansiedades, buscando uma criança feliz, alegre e comunicativa. O objetivo é que  criança resgate a sua identidade e autoestima.

Ivete Raffa
Arte educadora e Pedagoga 
www.iveteraffa.com.br