O Brasil foi descoberto por Portugal em 1.500 e tornou-se colônia daquele país por muitos anos. Como colônia, tinha que acatar o “pacto colonial”, o qual dizia que a colônia deveria obedecer à metrópole (Portugal), sem restrições.
O Brasil não podia fazer nada por conta própria, como leis, escolher governantes ou vender mercadorias para outros países, isto é, não podia tomar nenhum tipo de decisão. Era a época do imperialismo.
Em 1789, em Vila Rica, Minas Gerais, existiam incontáveis minas, de onde eram extraídas muitas toneladas de ouro. Os portugueses, sabendo dessa produção, inventaram um imposto, “o quinto” que obrigava os mineradores brasileiros a enviarem um quinto do ouro extraído durante o ano para Portugal. Quando o ouro começou a diminuir, ficou quase impossível pagar esse imposto.
Nessa época, todos queriam a independência do Brasil e queriam também que nosso país passasse a ser uma república, com a capital em São João Del Rei, cidade de MG. Outra idéia desse grupo de rebeldes era desenvolver indústrias no país, para que o Brasil não dependesse mais dos produtos europeus. Na época, não havia nenhuma universidade no Brasil e o objetivo era construir a primeira universidade brasileira em Vila Rica. Pensavam em estabelecer o serviço militar obrigatório e estimular a natalidade.
A corte de Portugal exigia a volta de D. Pedro I. Há tempos, os portugueses insistiam nessa idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. D. Pedro responde à corte que não voltaria e proclamou: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”.
D. Pedro convocou a Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o “cumpra-se”, isto é, sem sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
D. Pedro estava em viagem de Santos para São Paulo, quando recebeu outra carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: “Independência ou morte”. Isso aconteceu no dia 7 de setembro de 1822. D. Pedro foi declarado Imperador do Brasil, portanto todos os anos, neste dia é comemorado o Dia da Pátria.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Confeccionar mosaico, pintar relógio, móbile, caixinhas ou personalizar objetos de uso cotidiano com verde e amarelo

Objetivos:

a) Conhecer a história do Brasil, do Descobrimento até o dia da Independência 7 de Setembro – “Dia da Pátria”.
b) Aprender a cantar o Hino Nacional e entender sua importância para os brasileiros. Analisar a Bandeira Brasileira e o significado de suas cores.
c) Expressar-se de forma criativa confeccionando diferentes mimos utilizando as cores do Brasil.

Pintura em madeira – Verde e Amarelo

Material:
Caixinha de MDF
Tinta Acrílica fosca em dois tons
Pincel
Big Canetas Hidrocor amarela
Etiquetas adesivas (bolinha)
Tinta Confetti

Modo de fazer:
 a) Pinte a caixinha de MDF com Tinta Acrílica fosca com verde mais claro. Coloque pouquíssima Tinta Acrílica fosca verde mais escura na ponta do pincel e passe delicadamente sobre a caixinha. Ficará com manchas listradas. Espere secar.
b) Pinte as etiquetas adesivas (bolinhas) com a Big Canetas Hidrocor amarela. Cole-as na caixinha, menos na tampa.
c) Passe Tinta Confetti dourada na tampa da caixinha e espere secar.

Relógio Mapa do Brasil – Tinta Acrílica e Acricor Cola Relevo

Material:
Papelão Paraná
Tinta Acrílica fosca (verde, amarela, azul e branco)
Acricor Cola Relevo verde (Glitter) e azul (Metallic)
Números de metal de 01 a 12
Relógio (máquina, pilhas e ponteiros)

Modo de fazer:
 a) Recorte no papelão Paraná o mapa do Brasil. Nele risque o losango e o círculo que formam a Bandeira do Brasil.
 b) Pinte as partes de verde amarelo, azul e branco com a Tinta. Espere secar.
 c) Com Acricor Cola Relevo verde e azul faça pontinhos, linhas ou formas (relevo). Espere secar.
 d) Cole os números de 01 a 12 para formar o relógio.
e) Fure o centro do mapa do Brasil e encaixe o relógio por trás e os ponteiros pela frente.

Mosaico Verde e Amarelo – EVA, Acricor Cola Relevo e Cola de EVA

Material:
Eva verde e amarelo
Cola para EVA
Acricor Cola Relevo verde e amarela
Régua
Tesoura
Lápis

Modo de fazer:
a) Recorte retângulos verdes e amarelos em EVA (Sugestão – 20cm x 15cm).
b) De para cada criança um retângulo verde ou amarelo. Para a criança que recebeu o retângulo amarelo, dê um pedaço de EVA verde e, a criança que recebeu o retângulo de EVA verde, dê um pedaço de EVA amarelo.
c) Sugira um tema para que as crianças façam seus trabalhos, “Belezas do Brasil”, por exemplo. As crianças irão recortar o EVA e colar sobre o retângulo. Deverão esperar secar e, depois, dar os acabamentos com Acricor Cola Relevo verde ou amarela.
d) Para finalizar, junte todos os trabalhos e monte um mosaico verde e amarelo.

Caderno Personalizado – Tinta Acrílica e Acricor Cola Relevo

Material:
Caderno ou agenda
Base branca acrílica para artesanato
Tinta Acrílica fosca verde e amarela
Acricor Cola Relevo verde e amarela
Cartolina
Tesoura
Lápis

Modo de fazer:
a) Tire o espiral do caderno e pinte as capas com Base branca acrílica para artesanato. Se achar que é necessário dê uma segunda demão depois que secar a primeira.
b) Peça aos seus alunos que desenhem as letras que compõem o nome delas. Eles deverão recortar as letras e montar uma composição na capa do caderno. Riscar.
c) Pintar as letras e o fundo em verde e amarelo com a Tinta Acrílica fosca.
d) Contorne com Acricor Cola Relevo verde ou amarela e complete o trabalho ao seu gosto com texturas e relevo.
e) Recoloque o espiral no caderno.