Dia Nacional da Família – 08 de Dezembro
O “Dia Nacional da Família”, foi instituído no Brasil em 1963 pelo então presidente da república João Goulart. Nos dias atuais, existem tantas configurações familiares que o mais adequado seria “Dia Nacional das Famílias”.

Dia Internacional da Família – 15 de Maio
A Assembléia Geral da ONU proclamou, pela resolução nº 47/237 de 20 de setembro de 1993, o dia 15 de maio como “Dia Internacional da Família”, com o objetivo de chamar a atenção de todo o mundo, governos, responsáveis por políticas locais e famílias, para a importância da FAMÍLIA como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades.

Estruturas familiares
As estruturas familiares compõem-se de um conjunto de indivíduos com condições e posições socialmente reconhecidas, e com uma interação regular e recorrente também a ela, socialmente aprovada.

Tipos de famílias:

  1. Família tradicional: a família com estrutura nuclear ou conjugal, que consiste num homem, numa mulher e nos seus filhos biológicos ou adotados, habitando num ambiente familiar comum. A estrutura nuclear tem uma grande capacidade de adaptação, reformulando a sua constituição, quando necessário.
  2. Família de pais únicos: trata-se de uma variação de estrutura nuclear tradicional devido a fenômenos sociais como o divórcio, óbito, abandono do lar, ilegitimidade ou adoção de crianças por uma só pessoa.
  3. Família ampliada ou consangüínea: é outra estrutura que consiste na família nuclear, mais os parentes diretos ou colaterais, existindo uma extensão das relações entre pais e filhos para avós, pais e netos.
  4. Famílias comunitárias: ao contrário dos sistemas familiares tradicionais, onde a total responsabilidade pela criação e educação das crianças fica a cargo dos pais e da escola, nestas famílias, o papel dos pais é descentralizado, sendo as crianças de responsabilidade de todos os membros adultos.
  5. Famílias homossexuais: nessas famílias existe uma ligação conjugal ou marital entre duas pessoas do mesmo sexo, que podem incluir crianças adotadas ou filhos biológicos de um ou ambos os parceiros.

Os papéis das pessoas na família:

Em muitas famílias o papel de provedor é do pai, mas em uma grande maioria esse papel é dividido entre o pai e a mãe ou está a cargo da mãe.

O papel de educar os filhos, cabe aos pais. Hoje essa questão está sendo dividida com a escola, com avós ou empregados. Percebe-se a falta de limites e valores em muitas crianças, o que faz com que as pessoas envolvidas, muitas vezes se desentendam e umas culpem as outras sobre os desvios de comportamento dessa ou daquela criança adolescente.

Algumas pessoas na família desempenham o papel de agregador da família, isto é, é a pessoa que procura sempre resolver os mal entendidos fazendo com que todos se entendam da melhor forma possível e se aceitem.

As funções da família regem-se por dois objetivos, sendo um nível interno, como a proteção psicossocial dos membros, e o outro de nível externo como a acomodação a uma cultura e sua transmissão. A família deve então, responder às mudanças externas e internas de modo a atender às novas circunstâncias sem, no entanto, perder a continuidade, proporcionando sempre um esquema de referência para os seus membros.

Fonte: “Comemorando e Aprendendo”, vol IV – Ivete Raffa – Ed. Giracor

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Decoração sobre a cartolina com textura, representar a família com colheres de pau e massinha.

Objetivos:

a) Refletir sobre a importância da família para a convivência humana, sobre os tipos de família que conhecemos e sobre os papéis que cada um desempenha dentro da família.
b) Trabalhar os valores que precisam estar presentes no dia a dia das famílias.
c) Confeccionar ou decorar objetos utilizados pela família.
d) Representar a família com diferentes materiais.

Portarretrato, Capa de agenda, Convite ou Caixinha porta-chaves

Materiais:

Cartolina branca
Lápis preto
Tinta Guache ou plástica (Plastic Paint) ou Tinta Acrílica (Acrylic Colors)
Pincéis
Tinta Dimensional preta
Acricor Cola Relevo de várias cores
Tesoura
Fita dupla face.

Modo de fazer:

  1. Corte cada cartolina em quatro partes, dê uma parte para cada criança.
  2. Peça que fechem os olhos e façam linhas sobre o papel de maneira que elas se cruzem em vários pontos (desenho cego).
  3. Pinte cada forma de uma cor com uma das tintas sugeridas na lista de materiais.
  4. Faça as linhas com Tinta Dimensional preta (contorno das formas).
  5. Faça texturas sobre a pintura com a Acricor Cola Relevo. Deixe secar.
  • Portarretrato Sobre as laterais do portarretrato cole fita dupla face. Cole o papel trabalhado sobre ele. Corte nas laterais.

  • Capa de agenda Solte o espiral da agenda. Encape a capa da frente da agenda, utilize a fita dupla face. Com um lápis perfure os buraquinhos onde passa o espiral. Passe o espiral unindo as capas e as folhas da agenda.

  • ConviteCorte um retângulo de cartolina branca e dobre ao meio. Corte um retângulo ou oval do papel trabalhado e cole na frente do cartão. Com Tinta Dimensional preta escreva “Convite”.

  • Caixinha porta-chaves Passe uma demão de Base branca para artesanato em toda a caixinha pelo lado de fora. Pinte a parte de baixo da caixinha com Tinta Nature Colors ou Tintas Acrílica Fosca.

    Faça linhas sobre a tampa da caixinha de maneira que elas se interceptem. Pinte cada forma com uma cor de tinta. Espere secar. Faça os contornos com Tinta dimensional preta. Faça texturas com Crystal color.

Família com colher de pau

Material:

Colher de pau
Tinta PVA
Pincel
EVA de várias cores
Olhinhos móveis
Tesoura
Lãs
Fitinhas
Canetas permanente (preta e vermelha)
Cola branca
Cola para EVA
Acricor Cola Relevo

Modo de fazer:

a) Pinte as colheres de pau de maneira que cada uma represente um membro da família.
b) Pinte com canetas permanentes (preta e vermelha) as sobracelhas e boca.
c) Cole os olhinhos móveis.
d) Faça os cabelos com lã e cole com cola branca no topo da colher de pau.
e) Faça as roupinhas em Eva e cole sobre as colheres de pau.
f) Decore-as com Acricor Cola Relevo.

Família com massinhas

Material:
Massinhas Soft
Tinta guache
Acrílica Plástica
Pincéis.

Modo de fazer:

  • Modele os familiares utilizando as massinhas Soft. Preste atenção no formato do corpo de cada familiar, nas cores dos cabelos, cor de pele, roupas que os familiares usam, etc.
  • Depois de duas ou três horas a massinha Soft endurece e fica esbranquiçada. Pinte os familiares com guache, tinta plástica ou tinta acrílica.