DEGAS (1834-1917)

Impressinismo

Hilaire Germain Edgar Degas nasceu no dia 19 de julho de 1834 em Paris. Seu pai era banqueiro e sua mãe pertencia a uma família crioula de New Orleans. Fazia visitas ao Louvre com o pai, que era amante da arte e da música. Perdeu a mãe em 1847.

Formado no 2º grau, começou a freqüentar o Louvre e o “Cabinet des Estampes da Bibliotheque Nationale de Paris”. Copiava os grandes mestres do passado, entre os quais: Dürer, Mantegna, Rembrandt, Goya, Giotto, Paolo Uccello e Luca. Abriu seu primeiro atelier no apartamento paterno e freqüentou por alguns meses o atelier de Barrias. Em 1854, tornou-se aluno de Louis Lamothe, discípulo de Ingres. Em sua primeira viagem à Itália, foi até Nápoles para visitar o avô paterno.

Em 1855 entrou na “Ecole des Beaux-Arts”, mas logo se cansou do ensino acadêmico. No ano seguinte, foi a Roma, Nápoles, Florença, alternando com estadias em Paris, onde se tornou assíduo freqüentador da Opera. No ano de 1857 passou uma temporada em Roma e, no ano seguinte passou por diversas cidades italianas. Em 1859, voltou definitivamente a Paris, e, mesmo com sua rica bagagem cultural, se imergiu na realidade do “presente”. Pintava “cantoras “, “bailarinas”, “músicos de orquestras”, “lavadeiras” e “prostitutas”.

Em 1862 conheceu Manet, que o introduziu em seu grande círculo de amizades. Três anos depois, expôs pela primeira vez no “Salon”. Começou a ter problemas de vista em 1870. No mesmo ano, alistou-se na guerra franco-prussiana como voluntário da Guarda Nacional, onde reencontrou o comandante e amigo, Rouart.

No “Salon” expôs Retrato de Madame Camus. Em 1871 iniciou um trabalho sobre a dança. No ano seguinte, juntamente com o irmão René, viajou para New Orleans para ver o irmão Achille. Retornou a Paris em 1873 e começou a freqüentar o “Café de la Nouvelle Athènes”. Um ano depois, Degas foi a Nápoles para dar assistência ao pai que estava morrendo. Participou da 1ª exposição dos impressionistas.

Degas enfrentou problemas financeiros em 1875, graças a dívidas deixadas pelo pai e investimentos errados feitos pelo irmão Archille. No ano seguinte, apresentou 24 obras na 2ª Exposição Impressionista, todas reconhecidas. A contribuição de Degas garantiu a continuidade das exposições impressionistas até 1886. Em 1889, visitou a Espanha e o Marrocos com o amigo Boldini. Em 1890, foi à Bolonha com o escultor Bartholomé e iniciou uma série de paisagens. Em 1893, realizou sua primeira e única exposição individual na Galeria Durand-Ruel. Oito anos depois, começou a perder a visão e não pôde mais pintar, passando a se dedicar somente a pequenas esculturas. Terminou a vida com dificuldades financeiras e morreu em 27 de setembro de 1917, em Paris, aos 83 anos de idade.