Portugues English Español
Busca:
Facebook Twitter You Tube Intagram
Selecione uma de nossas linhas
Acessórios
 


Art Kids
 


Escolar
 


Pinturas decorativas
 


Tecidos e Sedas
 


Escrita
 


risco
 


Pintura em Pet
Você está em: Home > Técnicas > Educadores > Sombrinha de Frevo
Voltar
Sombrinha de Frevo



>
Sombrinha de Frevo



CARNAVAL

Um pouco de história...

Uma das festas mais populares no Brasil é o Carnaval.

Pesquisas mostram que ele já existia 10.000 anos a.C. Para muitos, o carnaval é a cara do Brasil! Mas não importa onde ele aconteça, Rio, São Paulo, Recife, Bahia, Estados Unidos, Espanha, Itália ou Portugal, o sucesso é total!

“Desde a Grécia antiga, os agricultores viam o período da estação das flores como uma espécie de renascimento e davam as boas vindas à primavera com grandes festas. As raízes do Carnaval são associadas a estas celebrações.”

No Brasil, o primeiro baile de carnaval aconteceu em 1840. Os conjuntos de bumbo surgiram com o famoso Zé Pereira, um grupo de foliões que fazia muito barulho.

Desfiles de automóveis também faziam parte do nosso carnaval. Cordões e blocos também desfilavam comemorando o carnaval de forma espontânea. Eles foram substituídos pelas escolas de samba que durante três décadas preservaram a mesma espontaneidade.

Nas Escolas de Samba existe toda uma equipe de trabalho para que no final tudo seja um grande espetáculo!

O compositor do samba enredo transforma em canção o tema a ser apresentado; as demais pessoas têm a responsabilidade de contar a história nas diferentes alas que compõe o bloco ou a escola – carros alegóricos, baianas, comissão de frente, porta bandeira, passista, bateria, etc.

Com o Trio Elétrico o carnaval acontece nas ruas, onde estas ficam lotadas de pessoas que acompanham um grande caminhão. Nesse caminhão, pessoas cantam e dançam embaladas pelo som de músicas de ritmos acelerados.

Em outros estados, como em Pernambuco existe o Frevo que representa a tradicional dança carnavalesca de rua, na qual os foliões dançam com pequenas sombrinhas coloridas. Antigamente, as pessoas diziam que, quando dançavam, o corpo fervia. Muitos falavam “frevia”. Frevia daqui, frevia dali, frevo cá, frevo lá... originou-se então o nome Frevo.


O Carnaval nas Artes Plásticas

Nas artes plásticas, em especial na pintura, o Carnaval também esteve sempre presente. Na Europa temos os exemplos nas pinturas de Pablo Picasso e Paul Cézanne, no Brasil, encontramos exemplos nas obras de Rodolpho Chambelland, Arthur Timóteo da Costa e Heitor dos Prazeres, entre outros. Este último, foi um grande influente na arte chamada Naïf.

As características da arte Naïf são as soluções plásticas diferentes da academia ou das escolas de artes. Não existe o emprego da perspectiva, nem a mistura de cores e zonas de claros e escuros.
Tabela de Cor
Cartolinas coloridas
Tesoura
Lápis
Fita adesiva
Pincel Acrilex ref. 051 n.º 14
Tinta Confetti
Crystal Cola Jelly: verde musgo, Metallic: preto / branco, Glitter: ouro / azul / prata / cristal, Brilliant: vermelho fogo
Cola Branca
Varetas
Papel crepon amarelo
Passo a Passo

Créditos
Acrilex