Portugues Inglês Español
Clique para Voltar a Home
Busca:
Facebook Twitter You Tube Intagram Intagram
Selecione uma de nossas técnicas

 

  Introdução

 

  Obras de Arte

 
  Datas Comemorativas

         • Natal
 

  Projetos

 

  Jogos e Brincadeiras

 
Manual do educador
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
 
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
 
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
 
 
Veja mais técnicas
para educadores
 
Educador(a), entre em contato conosco
através do email:educador@acrilex.com.br
Você está em: Home > Educadores > Edição 28 > Jogos e Brincadeiras
Voltar
Jogos e Brincadeiras

Os jogos educativos motivam as crianças e contribuem como estratégias alternativas para o desenvolvimento de conteúdos. Proporciona a aquisição de certas habilidades uma vez que muitas crianças possuem mais facilidade para aprender e memorizar através desse método.  

Desperta o interesse da criança, estimula, motiva, impulsiona a curiosidade, melhora as relações sociais, é na maioria das vezes, prazeroso e influencia o desenvolvimento intelectual e cognitivo da criança. Crianças que possuem dificuldade de concentração e de aprendizagem podem ter um resultado muito mais satisfatório quando o método de ensinar se dá através dos jogos. 

É uma aprendizagem que acontece de forma lúdica, sem “pressão”, a criança precisa pensar, tomar decisões, criar, 
inventar, arriscar e experimentar, isso tudo contribui para o desenvolvimento da agilidade, concentração e raciocínio.  




Para crianças em processo de alfabetização, os jogos fazem com que elas assimilem melhor e se familiarizem com as letras, os números, as formas, as cores e desenvolvam a percepção de que existe uma lógica. Como brincam com tudo, e a todo instante, é importante a presença de jogos que, além de proporcionar uma boa brincadeira, sirva para o seu desenvolvimento, e as façam ver o aprendizado como algo interessante.

Há uma grande importância em “brincar”; crianças que não brincam podem desenvolver grandes dificuldades e frustrações no decorrer da vida. Hoje, o modo acelerado de se viver influencia na forma de aprendizagem das crianças, pois possuem a agenda cheia de atividades, vivem atarefadas, exaustas, não têm mais paciência e acabam perdendo a essência da brincadeira.
 
Consequentemente, isso influencia na maneira de agir diante de algumas situações, corta a imaginação e a criatividade, a criança não tem mais o prazer de sentar para jogar um jogo de tabuleiro ou um jogo de cartas.  Os pais não  têm mais tempo para jogar junto com os filhos, tempo de desenvolver atividades diferentes e tudo isso afeta no aprendizado. Por isso, é importante a liberdade para as brincadeiras, o espaço e o incentivo dos pais e dos  educadores. 

Objetivos:

a) Desenvolver o raciocínio lógico, o convívio social, a criatividade, a concentração, a atenção, o conhecimento das cores, números, formas e letras através de atividades lúdicas (jogos educativos)

b) Confeccionar os jogos educativos junto com os alunos, criar as regras e colocar em prática.

Atividade 01 – Jogo – “Formas e cores”


Material: papelão Paraná, Têmpera Guache ou Tinta Fosca para Artesanato, pincel ref. 054 nº 08, Cola transparente, tesoura e velcro.
 
Modo de fazer:

a) Pinte um retângulo de papelão Paraná com Têmpera Guache Branco. Recorte estrelas (2), luas (2), triângulos (2), quadrados (2), etc. no papelão Paraná e pinte com guache.

b) Faça duas colunas de velcro sobre o retângulo de papelão Paraná pintado. Cole velcro por trás das formas. Com a Big Caneta Hidrográfica preta faça as setas entre as duas colunas de velcro.

Como brincar:

a) Coloque uma venda nos olhos da criança. Cole as formas do lado esquerdo e peça para a criança que, através do tato, monte a segunda coluna.

Atividade 02 – Jogo da memória – “A Galinha Pintadinha”

Material: imagens dos personagens da Galinha Pintadinha (2 de cada personagem), tampinhas de achocolatado ou maionese, EVA de várias cores, Cola para EVA e Isopor, Lápis de cor, Cola Branca e tesoura.

Modo de fazer:

a) Recorte círculos no EVA (dois de cada cor) do tamanho da parte interna das tampinhas. Cole com cola de EVA.

b) Pinte os personagens com Lápis de cor e cole um em cada círculo, ex: galinhas nos círculos de EVA branco, girafas nos círculos de EVA azul, etc.

Como brincar:

a) Coloque as tampinhas sobre a mesa, viradas para baixo. Definam a ordem de participação dos alunos. O primeiro aluno virará uma “tampinha” e, em seguida outra. Se fizer par deverá continuar, senão volta as tampinhas  como estavam e o segundo participante vai tentar achar os pares. O jogo continua até todos os pares serem achados, vence quem achar o maior número de pares.


Atividade 03 – Jogo dos tubos


Material: 06 rolinhos de papelão (papel alumínio, saquinhos plásticos, outros), Têmpera Guache ou Tinta Fosca para Artesanato, Pincel ref. 054 nº 10, bolinhas de isopor de tamanhos diferentes que passem pelos tubos.

Modo de fazer:

a) Corte os tubos de maneira que fiquem de tamanhos diferentes. Pinte um de cada cor. Pinte uma bolinha com a cor que foi pintado o tubo menor, duas bolinhas para o segundo tubo, três para o terceiro, quatro para o quarto e cinco para o quinto (maior). 

b) Cole os tubos numa placa de madeira. Cole a placa na parede. Embaixo de cada tubo coloque um copo.

Como brincar:

a) As crianças deverão jogar as bolinhas tentando encaixá-las nos respectivos tubos. A criança que conseguir encaixar mais bolinhas nos copos passando pelos respectivos tubos (cor com cor) marcará mais pontos e vencerá a brincadeira.


Atividade 04 – Aprendendo os números


Material: números em EVA ou papelão, tampa de pizza ou bandeja de EVA, areia colorida e fita adesiva.

Modo de fazer:

a) Coloque areia colorida numa tampa de pizza ou bandeja de EVA. Cole com fita adesiva o número de EVA ou papelão na borda da tampa ou bandeja.

b) Peça que cada criança “desenhe” o número que ela está vendo na areia. Troque o número, mexa a areia para desfazer o número desenhado e peça que outra criança venha “desenhar” o novo número.

Como brincar:

Cada criança deverá desenhar o número na areia e os demais deverão desenhar no papel.  Ed. Infantil deve desenhar com o “Meu 1º Giz” em cartolina ou papel A3. Depois, deverão desenhar algo de acordo com o número desenhado na areia, por exemplo, número 6, desenhar 6 lápis ou seis bolinhas ou seis flores....


Atividade 05 – Associando os bichinhos às suas casinhas


Material: caixinhas de leite longa vida, papel cartão, Primer, Tinta Fosca para Artesanato, Têmpera Guache, EVA, Cola para EVA e Isopor, pincel ref. 054, nº 08, tesoura, bandejas de ovos, olhos móveis.

Modo de fazer:

a) Pinte as caixinhas de leite longa vida com Primer. Depois de secas, pinte com Tinta Fosca para Artesanato. Recorte retângulos maiores (telhado) e menores (portinhas). Pinte com Tinta Fosca para Artesanato. Recorte as portas na caixa de leite longa vida. Cole os telhados e portinhas nas casinhas. 

b) Recorte os números no EVA e cole nas casinhas.

c) Faça as centopeias com embalagens de ovos, cada compartimento de ovo será uma parte da centopeia. Pinte cada parte das centopeias com uma cor. Coloque as anteninhas de EVA, olhos móveis e boca.

Como brincar:

a) Coloque as casinhas em sequência numérica. 
b) Misture as centopeias. Peça que as crianças coloquem cada centopeia na frente da sua casinha.


Atividade 06 – Conhecendo as letras para formar o nome


Material: letras em EVA ou papelão, tampinhas de garrafas e cola.

Modo de fazer:

a) Cole as letras em tampinhas de garrafa (várias consoantes e vogais). 

Como brincar:

a) Dividir as crianças em grupos e distribuir várias letras para cada grupo.

b) A professora escreve o nome de um aluno com letra de forma. Vai dizendo letra por letra como se lê e os alunos repetem. 

c) A professora dirá o nome de um dos alunos e todos os grupos deverão procurar as letras móveis que compõem o nome e montar. Caso algum grupo erre alguma letra, a professora corrige e passa para o seguinte nome.

d) A ideia não é competir pra ver quem acerta mais e sim aprender as letras e “escrever” os nomes.


Atividade 07  – Gato guloso


Material: caixa de papelão, papelão, papel color set marrom, preto e branco, papel laminado vermelho, Big Canetas Hidrográficas – Preta e Azul, Cola Branca, tesoura e bolinhas plásticas.

Modo de fazer:

a) Encape a caixa de papelão com o papel colorset marrom. Recorte duas orelhas em papelão e uma língua. Encape as orelhas com o colorset marrom e decore com preto. Encape a língua do gato com papel laminado vermelho.

b) Recorte a boca. Cole a língua. Por trás da caixa cole as orelhas. Recorte os olhos e cole, pinte as pupilas com a canetinha azul. Faça os bigodes com a Canetinha Preta. Cole o nariz e as bochechas.

Como brincar:

a) Risque uma linha no chão distante do gato 2 m. Peça que cada criança jogue as bolinhas tentando encaixar o máximo dentro da boca do gato. Se eles forem muito pequenos e tiverem muita dificuldade, encurte a distância.


Atividade 08 – Sapo comilão


Material: caixa de papelão, papelão, papel colorset verde claro e verde escuro, preto e branco, Big Caneta Hidrográfica preta, Cola Branca, tesoura e bolinhas plásticas.

Modo de fazer:

a) Encape a caixa de papelão com o papel colorset verde escuro. Recorte olhos, pernas e bolinhas no papel colorset verde claro e cole sobre a caixa. Recorte as patas do sapo no papelão e encape com verde claro. Cole no sapo. Recorte papel colorset branco e preto e finalize os olhos. 

b) Recorte a boca do sapo. Pinte o nariz.

Como brincar:

a) Risque uma linha no chão distante do sapo 1 metro e meio. Peça que cada criança fique sobre a linha e jogue as bolinhas na boca do sapo. Veja quantas bolinhas cada criança consegue encaixar.


Atividade 09 – Girafa brincalhona 


Material: caixa de papelão, caixa de leite longa vida, papelão, rolinhos de papel alumínio, pedaço de tubo de PVC, papel color set amarelo e preto, Tempera Guache ou Tinta Fosca para Artesanato Marrom, tesoura, cola e bolinhas plásticas.

Modo de fazer:

a) Encape a caixa de papelão, caixa de leite longa vida, tubo de PVC e rolinhos de papel alumínio com o papel color set amarelo. Faça pintas com Tempera Guache ou Tinta Fosca para Artesanato Marrom. 

b) Faça um furo na caixa encapada de papelão e encaixe o tubo de PVC, pescoço da girafa. Cole as pernas na parte inferior da caixa (rolinhos de papel alumínio). A cabeça sobre o pescoço. Cole as orelhas, chifrinhos e olhos. 

Como brincar:

a) Marque uma linha no chão distante da girafa. A criança precisa se concentrar e calcular o impulso necessário para conseguir jogar e encaixar a bolinha no pescoço da girafa.



Atividade 10 – Bingo da Quantidade 


Material: papel colorset, papel sulfite, Cola Bastão, Crystal Cola Relevo Glitter (Ouro) e Metallic (Branco), Marcador Permanente Preto, tesoura, EVA laranja, fita adesiva transparente, prendedores de roupas e saquinho de TNT.

Modo de fazer:

a) Corte círculos de papel colorset amarelo. Recorte retângulos brancos e, com a ajuda de uma régua de círculos, faça as bolinhas com Marcador Permanente preto. Faça quantidades de bolinhas diferentes em cada retângulo de 01 a 10.

b) Cole os retângulos com as bolinhas com Cola Bastão sobre os círculos com quantidades diferentes. Cole 4 retângulos com bolinhas em cada cartela. Cole a etiqueta no centro do círculo com o nome do jogo. Faça os pontinhos com a Crystal Cola Relevo Glitter ouro em volta dos retângulos com as bolinhas. Em volta do círculo faça os pontinhos com a Crystal Cola Relevo Metalic Branca.

c) Faça os números no computador de 1 a 10, corte, plastifique com fita adesiva e cole sobre o retângulo de EVA laranja.

d) Coloque os números dentro de um saquinho de TNT. 

Como jogar:

a) A professora distribui as cartelas para as crianças e os prendedores.

b) Ela coloca a mão dentro do saquinho e tira um número, a criança que tem aquela quantidade na sua cartela coloca um prendedor na quantidade sorteada.

c) A criança que completar primeiro a cartela ganha o jogo.


Atividade 11 – Bingo de Numerais


Material: papel colorset vermelho, papel sulfite, Cola Bastão, Marcador Permanente Preto, Crystal Cola Relevo Glitter (Ouro) e Metallic (Branco), tesoura, EVA laranja, fita adesiva transparente, prendedores de roupas e saquinho de TNT.

Modo de fazer:

a) Faça círculos com o papel colorset vermelho. Escreva os números de 1 a 10 em retângulos de papel sulfite com o Marcador Permanente preto (vários). Cole os retângulos com Cola Bastão nos círculos. Cole o nome do jogo no centro dos círculos. Faça pontinhos com Crystal Cola Relevo Glitter Ouro e Metallic Branco.

b) Recorte os números impressos em computador ou escreva com Marcador Permanente preto no sulfite. Impermeabilize com fita adesiva transparente. Cole sobre o EVA laranja.

c) Coloque os números dentro de um saquinho de TNT.

Como jogar:

a) A professora distribui as cartelas circulares para as crianças, uma para cada aluno. Distribui prendedores de roupas.

b) A professora tira um número de dentro do saquinho de TNT, quem tiver aquele número na sua cartela, coloca um prendedor. A professora sorteia mais um número, outro, outro.

c) A criança que preencher a cartela primeiro ganha o jogo.


Atividade 12 – Adição e Subtração com joaninhas


Material: papel colorset preto, cartolina branca, EVA vermelho, preto, laranja e verde em dois tons, Cola para EVA e Isopor, Cola Bastão, Big Canetas Hidrográficas marrom e vermelho, Crystal Cola Relevo Preta, tampinhas de garrafa PET tesoura, olhinhos móveis e dado.

Modo de fazer:

a) Recorte círculos com EVA preto (corpo das joaninhas). Corte círculos com EVA vermelho 0,5 cm maior que os círculos pretos. Recorte-os ao meio e faça as pintinhas pretas com Crystal Cola. Cole as asinhas sobre os corpinhos das joaninhas e cole os olhinhos móveis. Cole as joaninhas sobre as tampinhas de garrafa PET.

b) Faça o tabuleiro riscando com régua e lápis um retângulo de cartolina branca. Reforce as linhas com Crystal Cola Relevo Preta. Decore colando flores e folhas de EVA (jardim). Com as Big Canetas Hidrográficas marrom e vermelho faça os galhos das flores. Escreva sobre o tabuleiro “Jogo de tabuleiro – Joaninhas”

Como jogar:

a) Uma criança de cada vez deverá jogar o dado e, de acordo com o número de pontos, coloca as joaninhas sobre o tabuleiro, por exemplo: se saiu três pontos, coloca três joaninhas. Enquanto isso, a cada jogada, as crianças vão somando a joaninhas que estão no tabuleiro com as que foram colocadas.

b) Quando o tabuleiro estiver completo, é hora de fazer a operação inversa. A cada jogada do dado, tiram-se as joaninhas e as crianças vão subtraindo.  Por exemplo, no tabuleiro tem 30 joaninhas, joga-se o dado e sai o número cinco, tiram-se cinco joaninhas e o tabuleiro ficará com 25 joaninhas.

c) Proceda dessa forma até que o tabuleiro fique vazio, depois voltam a colocar as joaninhas (soma), depois tira (subtração).

Atividade 13 – Jogo das placas


Material: cartolina branca, papel colorset amarelo, Lápis de Cor, Cola Bastão, vareta plástica, Crystal Cola Relevo e dado.

Modo de fazer:

a) Faça números de 1 a 6 no computador ou desenhe sobre a cartolina branca, um número em cada retângulo.

b) Recorte retângulos de colorset amarelo, dobre ao meio, cole a vareta entre os dois retângulos. Cole os números, um em cada retângulo.

c) Desenhe dados iguais sobre a cartolina, pinte com Lápis de cor, recorte e cole sobre as placas. Um dado na placa que contém o nº 1, dois dados na placa do número 2.... até o seis.

d) Faça o acabamento com Crystal Cola Relevo.

Como jogar:

a) A criança joga o dado, vai até as placas, ergue a placa correspondente ao número de pontos. Ex: Saiu 5 pontos, mostrará a placa com o número 5 e cinco dados pintados. 


Atividade 13 – Jogo das flores


Material: EVA de várias cores, Cola para EVA, Crystal Cola Relevo, tesoura e dado.

Modo de fazer:

a) Corte círculos no EVA amarelo (miolo da flor). Decore-o com florzinhas de EVA pequenas e Crystal Cola Relevo.

b) Recorte pétalas de várias cores (EVA), por exemplo: laranja, pink e azul.

c) Recorte etiquetas com os dizeres (Jogo das Flores – Quantidade de pétalas), cole no centro dos miolos.

Como jogar:

a) Cada criança ficará com pétalas de uma cor.

b) Um por vez joga o dado, de acordo com a quantidade de pontos, deverá colocar as pétalas na flor. 

c) A criança que no mesmo número de jogadas do dado conseguir um número de pétalas maior, vencerá o jogo.


Atividade 14 – Aprendendo com os elefantes


Material: rolinhos de papel higiênico, EVA (várias cores), papel sulfite, Cola para EVA e Isopor, palitos de churrasco pintados com guache, Crystal Cola Relevo Preta e tesoura.

Modo de fazer:

a) Encape os rolinhos de papel higiênico com EVA. Cole com Cola para EVA e Isopor. Imprima os números no sulfite e cole no rolinho.

b) Faça o molde de um elefante, borboleta, joaninha, peixinho ou outro animalzinho que quiser. Risque no EVA e recorte vários. Cole-os nos palitos de churrasco pintados. Cole os olhos móveis e faça os detalhes com Crystal Cola Relevo Preta.

Como jogar:

a) Organize os rolinhos em sequência 1 – 2 – 3 – 4...

b) Depois, sorteie uma criança para colocar os elefantinhos no rolinho. Ele deverá escolher um rolinho, olhar o número, ler e colocar a quantidade de elefantinhos que leu. 

c) Sorteie outra, depois outra até que todos participem.

Créditos:

Atividades de 01 a 09 – Prof. Daniela Gonzaga de Ouroeste – SP, com a colaboração das monitoras Thaise de Paula, Tainá Pereira, Mayra Oliveira e Ana Verônica. 
Atividades de 10 a 15 – Prof. Rosemeire Cinquetti de Praia Grande – SP.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
www.iveteraffa.com.br